Podas de árvore podem virar adubo orgânico em Palmeira
Publicado: 13/07/2015, 16:05

O convênio assinado no início deste mês entre a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria de Meio Ambiente, com a Associação Casa da Videira, entidade sem fins lucrativos, irá possibilitar a destinação certa das galhadas que sobram das podas das árvores feitas pela Prefeitura. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, são coletadas mensamente duas toneladas de galhos e folhas que antes eram depositados no aterro sanitário, local inadequado para destinação.
O convênio celebrado entre as partes contempla a concessão de um picador para a associação, qual será utilizado até outubro de 2016, data em que finda o contrato. Segundo Eduardo Feniman, coordenador da Casa da Videira, com o equipamento a associação irá picar as galhadas que receberá da Prefeitura, produzindo composto orgânico destinado à produção ecológica. “Estamos em fase de testes, e os primeiros compostos produzidos serão utilizados por nossa associação na produção ecológica de hortaliças. Comprovada a eficácia do insumo, parte da produção será destinada a Associação de Agricultura Familiar”, explicou Feniman.
Os dejetos das galhadas e podas, que antes não tinham destinação correta, agora cumprirão seu ciclo natural, após picadas, será incorporado ao composto de nitrogênio para acelerar a decomposição e posteriormente voltará ao solo como nutrientes, como explica Luiz Alfredo Slusarz, Secretário de Meio Ambiente. “Em um primeiro momento o convênio atenderá a demanda das podas realizadas pela Prefeitura nas árvores do perímetro urbano. Porém, pretendemos estender o serviço também a população, ” explicou o secretário.
Informações da assessoria.