Vestidos polo: como acertar na composição do visual
Publicado: 27/04/2015, 13:56

O vestido polo é confortável e democrático. Fica bem para todas as idades, e ajuda a compor looks esportivos e casuais. Basicamente, esse tipo de vestido segue a modelagem das camisas polo masculinas, só que com um comprimento maior, chegando acima dos joelhos. Em geral, o vestido polo possui recorte e mangas mais curtas e ajustadas em relação aos modelos de camisas polo masculinas, valorizando a silhueta feminina com classe e elegância. Há também modelos sem mangas, mais frescos, mas todos mantém o mesmo tipo de gola, confeccionada em ribana (um tipo de malha de algodão sanfonada), característica mais marcante das camisas polo.
Das quadras para as ruas
Feitos em malha piquet (tipo de malha de algodão cuja trama dos fios se assemelha a uma espécie de “colmeia”), ou ainda em tecidos que contenham elastano, que dão melhor caimento e elasticidade à peça, os vestidos polo começaram a ser usados, efetivamente, por tenistas famosas, durante campeonatos e eventos esportivos.
O mesmo ocorreu com as camisas polo, criadas primeiramente para serem usadas por tenistas, em 1929, por Jean René Lacoste, que buscava um modelo mais confortável para a prática do esporte, naquele tempo, exclusivamente voltado para homens. O tipo de gola, com um botão, permitia que a mesma fosse virada para cima, como forma de criar uma proteção extra contra o sol. Logo em seguida, jogadores de polo passaram a adotar também esse traje, o que popularizou pelo mundo tanto a marca Lacoste como o modelo da camisa. Nos anos 50, foi a vez do estilista Ralph Lauren reafirmar em sua grife a camisa polo como um símbolo de status e elegância masculina. Aos poucos, outros atletas como jogadores de rugby e de golfe também adotaram a camisa polo, que migrou para a cultura popular, assumindo um lugar de semi casual-wear.
No final dos anos 70 e começo dos 80, com o advento das roupas e visuais unissex, as marcas de moda feminina passaram a adotar peças masculinas nas novas coleções. Camisas brancas, blazers, gravatas e suspensórios começaram a integrar o visual da nova mulher, que começava a competir com o homem no mercado de trabalho e precisava mostrar competência e até mesmo incorporar alguns traços de masculinidade em sua aparência. Grifes masculinas de sportwear também passaram a olhar para o mercado consumidor feminino e o movimento natural foi lançar peças também voltadas para esse público, com um diferencial de criar roupas inspiradas no mundo dos esportes, mas voltadas para um ambiente urbano e contemporâneo, sem perder a feminilidade.
Nos pés
Na hora de escolher o sapato que mais combina com um vestido modelo polo para o dia a dia, opte por calçados sem salto como sapatilhas, sandálias rasteirinhas e tênis de cano baixo e solados mais finos. Se você quiser criar um visual mais chic, sapatos peep toe e sandálias de tiras grossas e saltos mais pesados são uma boa opção. Anabelas e plataformas podem cair bem, especialmente modelos com solado de cordas. Espadrilles de salto também ficam legais, e dão um clima mais verão à composição.
Nas mãos
Use seu vestido polo com bolsas grandes ou sacolas modelo shopper para compras e passeios ao ar livre. Evite bolsas de nylon, para não criar um visual totalmente esportivo (e evitar parecer que você está indo treinar). A ideia é trazer a moda esportiva para o dia a dia, e, para isso, é importante combinar peças e acessórios de diferentes tendências, criando composições criativas e estilosas.
Detalhes que fazem a diferença
Outro acessório que cai bem com vestidos polo são os cintos. Prefira os mais finos, de cores contrastantes ao tom do vestido, ou de cores neutras, para um visual mais clássico. Cintos finos de duas voltas, sem muitos detalhes, também ficam ótimos. O cinto vai criar uma espécie de “camada” a mais na sua composição, e isso vai trazer mais informação para o seu look, além de demarcar mais a cintura, deixando o visual mais feminino. Nesse caso, evite usar cintos com vestidos listrados, para não deixar a silhueta toda recortada e dividida.
Composições
Você pode optar por lenços, lembrando sempre de combiná-los com a cor do vestido. Para não errar, escolha lenços lisos ou com poucas estampas, preferencialmente geométricas. Use o lenço por dentro da gola do vestido. E se o tempo esfriou, aposte em cardigans. Looks monocromáticos combinando a cor do casaco com a do vestido fazem uma bela composição.
Informações da assessoria.