Grace Gianoukas abre o Fenata com homenagem a Dercy Gonçalves | aRede
PUBLICIDADE

Grace Gianoukas abre o Fenata com homenagem a Dercy Gonçalves

A Mostra Adulta da 53ª do Festival estreiou na noite de ontem (9) no Teatro Marista

Na peça, Gianoukas interpreta Vera, uma atriz em teste de estúdio para o papel de Dercy em um filme
Na peça, Gianoukas interpreta Vera, uma atriz em teste de estúdio para o papel de Dercy em um filme -

Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A 53ª edição do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa abriu a programação ontem (9) com o monólogo 'Nasci pra ser Dercy', com a atriz Grace Gianoukas e direção de Kiko Rieser. A peça no Teatro Marista reuniu mais de 250 pessoas e abriu a Mostra Adulta do Festival. 

A peça é fruto de um rico trabalho de pesquisa biográfica sobre a atriz Dercy Gonçalves e se debruça sobre as suas contribuições para o teatro brasileiro e a defesa da liberdade das mulheres, sobretudo durante a ditadura militar. Na peça, Gianoukas interpreta Vera, uma atriz em teste de estúdio para o papel de Dercy em um filme. A personagem se revolta ao ler o roteiro, cheio de estereótipos, e começa a pensar em sua própria versão de quem foi Dercy, quando vêm à tona as memórias de sua mãe, uma grande fã da atriz. 'Nasci Pra Ser Dercy' encheu plateias em mais de 15 estados brasileiros e conquistou diversas premiações: Prêmio Shell, APCA e I Love Prio Humor de melhor atriz e Prêmio Bibi Ferreira de melhor dramaturgia.

O Fenata conta com apoiadores para a realização da programação e a Fundação de apoio da UEPG através do seu Núcleo de Cultura é um dos grandes nomes que incentivam o evento. Sinvaldo Baglie, presidente da Fauepg aponta sobre a importância do evento cultural para a cidade  "O Fenata é uma grande explosão de teatro em 5 dias muito intenso, dedicadamente preparados por uma equipe extremamente valorosa. A peça de abertura foi maravilhosa com a excelente atriz Grace Gianoukas, que nos fez rir e pensar quanto foi à frente do seu tempo e também livremente interpretar a incompreensão de artistas criativos como ela foi, e ainda refletir sobre opressão das mulheres ao longo do tempo. Isso é o teatro."

'Nasci Pra Ser Dercy' encheu plateias em mais de 15 estados brasileiros e conquistou diversas premiações
'Nasci Pra Ser Dercy' encheu plateias em mais de 15 estados brasileiros e conquistou diversas premiações |  Foto: Iolanda Lima

QUEM É GRACE - Grace Mattos Gianuca, mais conhecida por Grace Gianoukas é uma atriz e comediante que nasceu no Rio Grande do Sul em 1963. Formou-se em Artes Cênicas em Porto Alegre, na década de 1980, e se mudou para São Paulo para investir na carreira.  É casada com o produtor cultural Paulo Marcel Almeida e mãe de Nikolas, nascido em 1991, fruto de outro relacionamento. Tornou-se conhecida por interpretar Eva em Rá-Tim-Bum de 1990 a 1994, e Teodora Abdalla em Haja Coração (2016), além de criar, em 2001, o projeto Terça Insana. Em 2020, interpretou Ermelinda em Salve-se Quem Puder, pela qual foi indicada duas vezes ao Melhores do Ano de Melhor Atriz Coadjuvante: em 2020 e 2021.

DERCY GONÇALVES - Dolores Gonçalves Costa nasceu em Santa Maria Madalena, estado do Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1907.Durante sua carreira, já atuou como atriz de cinema, teatro e televisão, diretora, produtora, comediante. Atuou em grandes obras do cinema brasileiro como 'A Grande Vedete' (1958),  Cala a Boca, Etelvina (1958) e Minervina Vem Aí (1959). Já trabalhou como produtora cultural de filmes, teatros e na televisão. Dercy era reconhecida por improvisar textos de comédia no teatro e faleceu aos 101 anos, em 2008. 

A peça no Teatro Marista reuniu mais de 250 pessoas e abriu a Mostra Adulta do Festival.
A peça no Teatro Marista reuniu mais de 250 pessoas e abriu a Mostra Adulta do Festival. |  Foto: Iolanda Lima
 

FENATA - O Festival Nacional de Teatro segue com apresentações até quinta-feira (13). As peças estão dividas em Mostra Adulta, Infantil, de Rua, Boteco, Científico e Campos Gerais. Hoje (10) o Fenata a apresenta as peças Camaradas, no CEU das Artes às 18h30, Airerê e Kilezum no Cine Teatro Ópera às 20h, Rádio Comida no Boteco da Estação às 20h e Monstro, às 22h no Cine Teatro Ópera. 

Já na terça-feira (11), continuando a Mostra Adulta, às 20h no Cine Teatro Ópera, a dramaturga paranaense Denise Stoklos traz o espetáculo “Mary Stuart”. No monólogo, escrito, produzido e atuado por Stoklos, a atriz dá vida a duas rainhas rivais, cujo conflito é utilizado para tratar de diferentes temas morais, em uma mescla genial de drama e comédia. Confira a programação completa das peças até quinta (13) clicando nesse link.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right