Instituições podem se inscrever para a Mostra Especial do Fenata
O objetivo é promover a arte por meio de um teatro itinerante, que cria palcos pelos locais onde passa e forma novas gerações de espectadores
Publicado: 15/10/2025, 15:50

O teatro vai percorrer a cidade durante a Mostra Especial do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata UEPG), que acontece entre 10 e 13 de novembro. As peças da Mostra Especial serão encenadas em instituições sociais e de ensino, que podem se inscrever pelo formulário disponível no site do Fenata.
O objetivo da Mostra Especial é promover a arte por meio de um teatro itinerante, que cria palcos pelos locais onde passa e forma novas gerações de espectadores. No momento da inscrição, as instituições interessadas em receber a Mostra devem escolher a peça de sua preferência e a data para apresentação.
Neste ano, a Mostra Especial contará com sete peças; confira abaixo a programação:
O ‘véio’ Joaquim

Sinopse: O ‘véio’ Joaquim compartilha com jovens, velhos e crianças suas histórias de vida e suas lições, sempre enxergando o lado bom da vida, até mesmo nas tristezas, e sempre com muita alegria.
Magnólia e o pássaro falante

Sinopse: Magnólia é uma menina alegre e criativa. Em uma de suas aventuras, conhece um pássaro falante, e juntos, constroem uma forte amizade. Um dia, quando o pássaro desaparece, a menina fica sozinha, triste e pensativa. Embarque nesta aventura, com bonecos e formas animadas, para descobrir se Magnólia vai reencontrar seu grande amigo.
O menino de lugar nenhum

Sinopse: Entediado com a vida solitária, O Menino da Terra decide criar galáxias e universos. Assim surge Lugar Nenhum, o mundo da imaginação do garoto. Dentro de seu quarto vazio, ele desenha e brinca com os universos fantásticos e dá vida a diversos personagens com seu poder criador. Durante sua jornada, ele conta a história do Menino da Nuvem e de outros personagens de suas histórias.
O menino que queria salvar a natureza

Sinopse: ‘O Menino que Queria Salvar a Natureza’ é um espetáculo infantil que combina teatro e música para abordar a importância da preservação ambiental, reciclagem e consumo consciente. A peça conta a história de um menino que tenta convencer um vilão chamado Sujismundo Quinto a mudar seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente.
Seu Manejo e o Mano Beja

Sinopse: Mano Beja, o Homem, pretende descobrir o segredo da sustentabilidade, alcançando a derradeira folha da árvore mais alta da Floresta. Tenta, portanto, contar com ajuda de Seu Manejo, o Sapo (um mamulengo), que prefere permanecer no chão. Mano só e só, logo descobre que o ‘segredo’ que busca está nos movimentos de Seu Manejo.
Dona Mássima: tendo saúde tá bom

Sinopse: Dona Mássima, uma mulher simples, mãe de quatro filhos, ganha uma viagem para conhecer São Paulo em uma promoção de supermercado. Como ninguém da família pode viajar com ela, convida sua amiga Jurema para acompanhá-la. Dali pra frente, é só perrengue e diversão. A peça narra de forma hilária as aventuras das amigas na maior cidade da América Latina.
Rádio Comida

Sinopse: Alegria, diversão, entretenimento, muita comida boa e interatividade! Essa é a receita da Rádio Comida. No cardápio interativo são apresentadas as delícias que vão agradar e encantar o seu paladar! O gourmet viaja do Oiapoque ao Chuí, de Piracicaba a Bangladesh, tudo junto, misturado e levado ao fogo pra esquentar o seu apetite.
53º Fenata
O 53º Fenata tem produção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fundação de Apoio à UEPG e Núcleo de Cultura FAUEPG, com parceria da Estratégia Projetos Criativos, Fecomércio/SESC PR, Teatro CECI, Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e RPC, e apoio do Sicredi e GMAD por meio da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico – Secretaria Municipal de Turismo – Prefeitura de Ponta Grossa, e apoio da Copel por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná.
Com informações da UEPG