Setembro tem calendário extenso de celebração ao aniversário de PG | aRede
PUBLICIDADE

Setembro tem calendário extenso de celebração ao aniversário de PG

Eventos promovem a educação e cultura em mês de comemoração dos 202 anos da cidade

Desfile Comemorativo aos 202 anos de Emancipação Política de Ponta Grossa deve ter 9.000 participantes.
Desfile Comemorativo aos 202 anos de Emancipação Política de Ponta Grossa deve ter 9.000 participantes. -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês do aniversário de 202 anos de Ponta Grossa é marcado por um extenso calendário de celebrações. Durante todo o período de setembro, ações que envolvem cultura, educação e turismo devem movimentar a cidade e fortalecer a memória dos ponta-grossenses com o município.

Na primeira semana, acontece a Abertura da Semana da Independência, em frente à Prefeitura Municipal, que terá Desfile Cívico-Militar no dia 7 de setembro, em comemoração à data que marca a Independência do Brasil. Neste ano, o tema é "80 anos da Glória da Força Expedicionária Brasileira", em que mais de 2.500 pessoas são esperadas a participar da celebração.

Ainda na primeira semana de festividades, acontece a 14ª edição da Expo&Flor - Exposição de Flores de Holambra, com expectativa de 40 mil participantes. O evento, organizado pelo Rotary Ponta Lagoa Alagados, é tradicional no calendário do município, e será realizado entre os dias 5 a 15 de setembro. De acordo com Renato Galvão, presidente do evento, a feira explora aspectos que fortalecem a economia comunitária da cidade. "Procuramos melhorar a sociedade onde vivemos, esse é o propósito de nossas ações", conta o organizador.

Congresso de Educação terá grandes nomes da literatura didática e pedagógica em Ponta Grossa.
Congresso de Educação terá grandes nomes da literatura didática e pedagógica em Ponta Grossa. |  Foto: Reprodução.
  

O setor esportivo não fica de fora do calendário de atividades do município. No dia 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Esportes inicia a Copa Professor Antônio José França Satyro, conhecida como Copa do Mundo de Futebol de Campo de Ponta Grossa. O torneio, criado em 1978, passou a integrar o calendário de eventos oficiais do município neste ano, e tem como principal objetivo celebrar a diversidade étnica que forma Ponta Grossa.

Já, nos dias 9 a 12 de setembro, será realizado o 12º Congresso: Educação em Movimento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Andréia Petruski, supervisora do Departamento Administrativo da secretaria, conta que foi feito uma escolha em realizar somente o congresso neste ano, uma alteração do calendário tradicional em que a feira do livro era feita em conjunto.

De acordo com Andréia, as expectativas para o congresso são altas. "Grandes autores virão para conversar e palestrar. Teremos exposição de projetos sobre o protagonismo infantil, e a expectativa para o evento está alta. Na abertura, dia 9, teremos a presença da prefeita e a palestra show de Diogo Almeida, o nome mais aguardado do ano para a comunidade", conta.

Apesar dos dias de congresso serem reduzidos, o evento conta com uma programação extensa. "Teremos atividades para a comunidade num geral: materiais pedagógicos e didáticos, brinquedos, livrarias, artesanatos. A Fundação da Saúde e o SESI também estarão presentes", diz Andréia.

14ª Expo&Flor acontece entre os dias 5 e 15 de setembro.
14ª Expo&Flor acontece entre os dias 5 e 15 de setembro. |  Foto: Reprodução.
  

Entre os dias 13 e 15 de setembro, acontece o Fé Ponta Grossa, a 1ª Feira Cristã dos Campos Gerais, com a participação dos artistas Preto no Branco, Leandro Borges, grupo 3 Palavrinhas, Morada, Theo Rubia e Isaías Saad. O evento proposto pelo vereador Leandro Bianco (Republicanos) faz parte do calendário oficial do município para o mês de setembro, tendo como apoiadores a Prefeita Elizabeth Schmidt (União) e o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos).

No dia 15 de setembro, aniversário da cidade, acontece o Desfile Comemorativo aos 202 anos de Emancipação Política de Ponta Grossa, com o tema "Das primeiras letras à integração: a importância da Educação na construção da cidade que merecemos". A expectativa para o evento é de que aproximadamente 74 instituições participem do desfile, com 9.000 pessoas no número total de públicoNa mesma data, é finalizada a edição 2025 do Princesa em Festa, gincana que visa criar uma onda de boas ações no município até a data de seu aniversário.

A partir do dia 16 de setembro até o dia 27, acontece o festival Setembro em Dança, organizado pela Secretaria de Cultura. Segundo o secretário Alberto Portugal, este é o maior festival de dança do Paraná, e um dos maiores do Brasil, com expectativa de 10 mil participantes para a edição de 2025. "Os eventos são um instrumento de formação de plateia, sensibilização sobre a causa da cultura, atuam no lazer e no entretenimento e sempre estão transversalmente ligados a algum dos eixos de trabalho estabelecidos pela Secretaria de Cultura", conta Alberto.

Setembro em Dança é o maior festival de dança do Paraná.
Setembro em Dança é o maior festival de dança do Paraná. |  Foto: Reprodução.
 

A Secretaria de Cultura busca democratizar a participação em todo município. "Além dos eventos que ocorrem nas 13 unidades culturais, temos trabalhado para que ocorram de forma descentralizada, com concertos, espetáculos, oficinas e atividades nos bairros, em todos os segmentos culturais (dança, teatro, música, artes visuais, patrimônio)", diz o secretário de Cultura.

O Setembro em Dança conta com duas modalidades, com a mostra aberta, que dispõe das categorias de geral, "sapatilhinhas" e superação. Na mostra competitiva, há os gêneros ballet, contemporâneo, jazz, danças urbanas, sapateado, livre e danças populares. Além das apresentações nos palcos, o Setembro em Dança oferta oficinas para todos os cidadãos ao longo do período de festival.

Para finalizar a programação que comemora os 202 anos da cidade, será realizado o Piquenique no Parque, evento que acontece no Lago de Olarias no dia 28 de setembro. Segundo Paulo Stachowiak, secretário de Turismo da cidade, há ainda outros projetos programados para o segundo semestre para o fortalecimento do turismo de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right