Colonos israelenses espancam codiretor de filme palestino vencedor do Oscar
A produção venceu o Oscar como Melhor Documentário em 2025
Publicado: 24/03/2025, 17:13

Yuval Abraham, israelense codiretor do documentário vencedor do Oscar “No Other Land”, diz que colonos israelenses espancaram seu codiretor, o palestino Hamdan Ballal, ferindo sua cabeça e estômago.
As informações foram postadas no perfil de Abraham na rede social X. Também conforme o relato do jornalista israelense, soldados israelenses invadiram a ambulância em que Ballal estava e o capturaram. O paradeiro de Ballal agora é desconhecido.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
O documentário Sem Chão (No Other Land, no original) venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2025. O filme conta a história da comunidade palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada.
"Sem Chão" mostra a luta da comunidade palestina de Masafer Yatta contra a ocupação israelense. O filme retrata a destruição de casas, o deslocamento forçado de moradores e a invasão de colonos judeus.
O documentário foi codirigido por Basel Adra, Hamdan Ballal, Rachel Szor e Yuval Abraham. Adra é um ativista palestino e Abraham é um jornalista israelense.
Com informações de: Diário do Centro do Mundo.