História de Vila Velha é tema de nova música da 'Banda Casa Cantante' | aRede
PUBLICIDADE

História de Vila Velha é tema de nova música da 'Banda Casa Cantante'

‘Itacueretaba’ faz parte do EP ‘Lendas Cantadas de Ponta Grossa para Crianças’, lançado em homenagem ao aniversário da cidade

A canção está disponível nas principais plataformas de streaming
A canção está disponível nas principais plataformas de streaming -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Banda Casa Cantante, formada pelos artistas Juliani Ribeiro e Joãozinho, lança a partir desta semana seu novo EP, chamado ‘Lendas Cantadas de Ponta Grossa para Crianças’, em homenagem ao aniversário de 201 anos da cidade. A primeira música divulgada foi ‘Itacueretaba’, que conta a história do Parque Vila Velha, maior símbolo de Ponta Grossa e um dos principais atrativos turísticos do Paraná. A canção está disponível nas principais plataformas de streaming, como YouTube, Spotify, Deezer e Apple Music, entre outras. A produção executiva do projeto é assinada pela Estratégia Projetos Criativos.

O álbum tem como propósito apresentar às crianças histórias e lendas que fazem parte do imaginário coletivo dos ponta-grossenses. Através de uma linguagem descontraída e didática, a música ‘Itacueretaba’, que significa “cidade extinta de pedra” em tupi-guarani, é uma forma de falar sobre a história dos povos indígenas que habitavam a região de Ponta Grossa e sobre a importância da preservação da fauna e flora. “Para além da Banda, também somos professores e é incrível poder unir educação e música. Contar as lendas de locais tão importantes para a região, como Vila Velha, permite que a história continue viva por muitos anos”, comenta a vocalista Juliani Ribeiro.

Na música, é possível conhecer um pouco mais sobre a origem de Vila Velha, o primeiro parque estadual criado no Paraná. Com mais de 38 km² de biodiversidade, o Parque Vila Velha é conhecido pelos seus Arenitos (com destaque para a Taça), Furnas e a Lagoa Dourada. Em 2023, recebeu mais de 80 mil visitantes de todo o Brasil e de 58 países. “Levar o nome do nosso parque e sua história para as crianças de forma didática e lúdica é uma maneira de perpetuar a nossa existência e fazer com que mais pessoas conheçam e se interessem por Vila Velha, que é um patrimônio de todos os cidadãos, sejam eles de Ponta Grossa ou do restante do Brasil. Ficamos lisonjeados com a homenagem”, comenta Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha.

Em julho deste ano, a Banda Casa Cantante fez um lançamento exclusivo deste projeto para professores da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, com uma atividade formativa mostrando diferentes formas de se utilizar as canções do EP como ferramenta pedagógica. “O projeto ‘Lendas’ é especial porque permite que as crianças se familiarizem com histórias que são passadas de geração em geração. Além disso, é uma forma de levar um pouco da cultura ponta-grossense para pessoas de outros municípios, estados ou países. É o nosso presente para Ponta Grossa neste aniversário de 201 anos”, comenta Joãozinho.

O EP ‘Lendas Cantadas de Ponta Grossa para Crianças’ foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal, operacionalizado em Ponta Grossa pela Secretaria Municipal de Cultura. A produção executiva é da Estratégia Projetos Criativos.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE