Coluna RC entrevista Thelma Cosmoski Campagnoli
Matriarca da família Campagnoli, Thelma é uma mulher, que inspira gerações

Uma Mulher consciente da importância do espaço feminino dentro da sociedade, ávida por transformações sociais e éticas, ciente de seus privilégios. Uma mulher que conseguiu conciliar vida familiar e profissional, se tornando um verdadeiro ícone da sociedade ponta-grossense. Matriarca da família Campagnoli, Thelma é uma mulher, que inspira gerações. Nascida e criada nos Campos Gerais, constituiu família, e hoje desfruta ao lado do marido, dos 2 filhos e dos 7 netos.
Força, dedicação, amor, e acima de tudo a caridade, é o legado, dessa mulher. Ao longo desses mais de 30 anos, servindo ao próximo, acumulou dezenas de premiações, entre eles, o Honra ao mérito 50 anos RFCC, e o Mulher dos Campos Gerais. Também recebeu o título de cidadã benemérita. Formada pela UEPG, professora, agropecuarista, empresária social, dama rotária participante da casa da amizade.
Atuou também no S.O.S., APAE, APPDF, APROUT, Hospital Infantil João Vargas de Oliveira, Hospital Evangélico, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maternidade Santana, Kewo na África, em escolas, asilos e orfanatos.
Desempenha seus trabalhos como diretora da associação e oficina caridade Santa Rita de Cássia - São Sebastião. Thelma Cosmoski Campagnoli vê na caridade a redenção do ser humano para um mundo melhor e mais solidário.
Acompanhe nessa entrevista, um caminho de virtudes percorrido por essa mulher que fez e faz a diferença em sua família, sua comunidade, e na vida de tantas pessoas que se depararam com seu exemplo.
RC - A Sra. é uma referência quando o assunto é obra social e ações beneficentes para a comunidade. Quando surgiu esse interesse pelo bem comum e como esse trabalho transformou sua vida?
Thelma - O interesse pelo bem comum sempre foi uma prioridade em minha família. O exemplo sempre veio de casa! Meu interesse pelo bem comum, vem desde a mais tenra idade e esse trabalho me tornou uma pessoa essencialmente sensível e humana.
RC - Como esposa com 50 anos de casado, mãe de dois filhos e avó de sete netos, como a Sra. administra sua rotina como diretora há 30 anos da associação e oficina caridade Santa Rita de Cássia- São Sebastião?
Thelma - Além da Oficina de Santa Rita-São Sebastião, administro com companheiras, a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia de Ponta Grossa. É sempre uma correria, mas o êxito de tanto trabalho é a organização. Preguiça, nunca!
RC - A Sra. também frequenta clubes de serviços, apoia projetos internacionais de ajuda à África, além de se envolver em projetos diversos na Cidade, beneficiando crianças, jovens e idosos. Que conselho oferece a quem ainda não percebeu que a caridade beneficia quem doa tanto quanto quem recebe?
Thelma - Exercitar a empatia! Colocar se no lugar de quem sofre, de quem precisa o mínimo de dignidade para sobreviver! Entender que doar é mais que receber. A caridade é a redenção do ser humano para um mundo melhor e mais solidário.
RC - Aos 70 anos a Sra. é símbolo de elegância e finesse. Como a Sra. se cuida? E o faz nas horas vagas? Sobra um tempo para a Thelma cuidar da Thelma?
Thelma - Cuidado com a saúde são primordiais para manter o corpo e a disposição. Horas vagas? Nunca existe. Em matéria de vaidade, uma tinta nos cabelos brancos, um creminho no rosto, um esmalte nas unhas. Nada mais.
GALERIA DE FOTOS
RC - Sua personalidade é acolhedora, e seu papel como protagonista de agir em prol de um mundo melhor fala por si, tendo iniciado esse trabalho em tempos em que as mulheres viviam marginalizadas de posições de destaque na sociedade. Como você vê o papel feminino na sociedade hoje?
Thelma - As mulheres de hoje conseguiram galgar, creio eu, o meio de uma escada que ainda é muito longa, mas existem grandes espaços a serem conquistados! Só a educação pode retirar nossas mulheres da vida tão sofrida que tem. Estudo e respeito para todas!
RC -Como você avalia o desenvolvimento da cidade e o que destacaria como um ponto alto e uma oportunidade de melhoria do município?
Thelma - Sempre idealizei nossa cidade sob os olhos de uma mulher. Imagine uma mulher professora. Seria muito interessante. Mulheres tem a sensibilidade aguçada, sabedoria e ação. Tudo caminha de forma positiva. Não se pode fazer tudo de uma vez. Cautela e responsabilidade. Cada coisa a seu tempo. Projetos de ação social, junto com os clubes de serviço seriam uma possibilidade para diminuir as carências gritantes.
Diretas:
Uma conquista: respeito
Uma viagem inesquecível: Cássia Itália
Um momento marcante: bodas de ouro
Família: amorosidade
Trabalho: responsabilidade
Medo: violência
Fé:alicerce
Família: base
Um arrependimento: nenhum
Uma música: Primavera de Vivaldi
Livro de cabeceira: Madre Teresa
Uma frase que te define: Deus me mostra o caminho! Vou, sigo e levo esperança, a esperança se transforma em ação ao irmão.
Servir sempre! Meu lema!
STAFF:
FOTOGRAFIA: LAERTES SOARES
VIDEO: LAERTES SOARES
ROUPAS: VIBE CLOTHING
CALÇADOS: LUZ DA LUA
DIREÇÃO GERAL: RÔMULO CURY



























