Coluna RC destaca a entrevista com Renata Regis Florisbelo
A escritora já publicou mais de 800 textos na imprensa local e segue divulgando poemas de forma diária
Publicado: 10/09/2023, 02:30
Meu olhar sobre a Princesa!
Falar de Renata, é falar de poesia, trazendo doçura nas palavras! Natural de Itajaí, SC, Renata Regis Florisbelo, vive nos Campos Gerais desde 1995.
Atua como gestora em qualidade e meio ambiente, mas vê na Arte, a forma de nutrir a essência humana, alçando-a a uma refinada condição. É através da escrita que sua paixão trasborda. Autora de 17 livros, Renata, também é compositora, atriz, integrando performances e apresentações teatrais.
Publicou mais de 800 textos na imprensa local e segue divulgando poemas de forma diária. Participa de todas as entidades culturais sediadas aqui.
O olhar sob a Princesa de Renata, é um olhar cultural, valorizando os múltiplos talentos naturais desta terra. Confira!
RC - 200 anos da Cidade, quais são os melhores feitos dessa terra que surgiu em meio ao caminho das tropas?
Renata - A Geografia é fator determinante em uma terra. A beleza natural de Ponta Grossa e suas características moldaram sua identidade. A localização fez da cidade um grande entroncamento. Por aqui passa tudo que é importante. Como ponto de pouso, desde os tempos dos tropeiros, a terra tornou-se atrativa e convidativa. Fatores preponderantes para estabelecer a vocação para a logística, a indústria e o turismo. O melhor feito nesta terra foi propiciar que seu talento natural se desenvolvesse.
RC - Olhando para o futuro, quais seriam as maiores oportunidades que temos a desenvolver na Cidade?
Renata - Desenvolver os múltiplos talentos da nossa terra de forma equilibrada e harmônica. O fomento da economia de modo sustentável pela indústria, turismo, lazer, logística, comércio e cultura. Iniciativas inteligentes que integrem todos esses aspectos podem ser o diferencial. Quando penso nas antigas malhas ferroviárias, vislumbro esta imagem migrando para uma grande rede intrincada de conexões de ideias, talentos e pessoas unidas em propósitos que vivifiquem nossa cultura, identidade e economia. Como uma “Princesa”, a cidade deve ser soberana pela altivez e nobre pela grandeza do coração.
GALERIA DE FOTOS
RC - Qual seria a manchete ideal para os 200 anos da Cidade?
Renata - Que a cidade de Ponta Grossa é bem sucedida na gestão inteligente que uniu esforços de diferentes iniciativas e áreas em prol de soluções para resolver problemas urbanos e sociais. Cultura, lazer e turismo dão toque lúdico e artístico para conferir leveza e alegria a este conjunto, fatores primordiais de nutrição e inspiração para outros aspectos da vida.
RC - Uma doce memória do passado da Cidade que tenha vivido e uma memória que gostaria que fosse eternizada no futuro?
Renata - Uma cena que marcou em minha memória é a imagem das filas formadas por muitas crianças visitando as Feiras do Livro em seus áureos tempos. Que imagem inspiradora! Nossas crianças (futuro da cidade) sendo bem conduzidas por professoras amorosas e compenetradas em revelar a elas um universo de possibilidades e desenvolvimento humano por meio do mundo mágico das letras e das histórias. Uma visão de como construir um futuro com talento, amor e competência. E haja criança linda nesta cidade, é de encher os olhos com tanta beleza vibrante em todas as cores!