Alunos escritores lançam livro no Sesc Estação Saudade | aRede
PUBLICIDADE

Alunos escritores lançam livro no Sesc Estação Saudade

A obra “Assim nasce um escritor” conta com a participação de 92 estudantes de quatro instituições de ensino

Os autores são alunos da Escola Municipal Prefeito Dr. Plauto Miró Guimarães, Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, Colégio Estadual General Osório e Colégio Estadual Monteiro Lobato
Os autores são alunos da Escola Municipal Prefeito Dr. Plauto Miró Guimarães, Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, Colégio Estadual General Osório e Colégio Estadual Monteiro Lobato -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acontece nesta quinta-feira (31), às 14 horas, na plataforma do Sesc Estação Saudade, o lançamento do livro “Assim nasce um escritor”, organizado pela escritora Dione Navarro e editado pela ABC Projetos Culturais, com a participação de 92 alunos da rede pública de ensino. O evento contará com apresentação da Banda Lyra dos Campos.

Os autores são alunos da Escola Municipal Prefeito Dr. Plauto Miró Guimarães, Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, Colégio Estadual General Osório e Colégio Estadual Monteiro Lobato. Cada turma participou de quatro oficinas literárias ministradas por Dione Navarro, abordando a produção de trovas, haicais, poemas e crônicas. 

A escritora Dione Navarro revela que os alunos também puderam conhecer todas as etapas e elementos envolvendo a produção de um livro. “Buscamos desmistificar a questão da autoria e, com isso, pudemos ver nascer muitos escritores, que deixaram aflorar seus talentos e aptidões literárias, escrevendo de forma apaixonada”, explica.

O projeto “Assim nasce um escritor” foi aprovado pelo PROMIFIC (Programa Municipal de Incentivo Fiscal para Cultura) e contou com o patrocínio da empresa Continental, através da destinação de IPTU.

A head de Recursos Humanos da fábrica da Continental em Ponta Grossa, Silvia Santos, destaca que é orgulho para a empresa fazer parte do projeto. “Estamos colaborando com uma ação que estimula a criatividade, a leitura e a escrita de nossas crianças. E, principalmente, estamos despertando nos estudantes o interesse pela produção literária", salienta.

As escolas envolvidas no projeto demonstram que a contribuição da iniciativa na formação do aluno foi preponderante. “O projeto ‘Assim nasce um escritor’ começou sendo um grande desafio para mim e meus alunos. Cada oficina apresentada, cada produção realizada, foi despertando em todos a sensibilidade e o prazer em criar. Esse projeto veio para demonstrar que para sermos escritores basta só começar”, define a professora Ana Cláudia Krachinski Martins, da Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira.

Para a professora Simone Aparecida de Almeida Krechinski, do Colégio Estadual General Osório, o projeto fez com que os alunos se sentissem valorizados. “Foram dias alegres, divertidos, organizados e de ensinamentos que agregaram conhecimentos para toda a turma, promovendo também o desenvolvimento da criatividade”, conta. 

Na Escola Municipal Prefeito Doutor Plauto Miró Guimarães, a pedagoga Maria Inês Sosnitzki ressalta o aprendizado acumulado em todo o processo. “Fomos presenteados com o projeto, que oportunizou momentos de criação e o despertar de ideias junto à escritora Dione Navarro”, define. 

A professora Sandra Regina da Silva, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, aponta a importância do estímulo à produção textual. “É de grande relevância projetos como esse que incentivam a escrita de forma mais leve e fluída, já que vivemos a era das tecnologias”, considera. 

Os alunos autografarão a obra durante o lançamento. Cada escritor receberá quatro exemplares do livro para distribuir entre a família e amigos. As escolas também receberão exemplares que poderão ser utilizados nas atividades didáticas. Não haverá comercialização dos livros.

Algumas das obras dos alunos escritores ficarão expostas nos tótens do Sesc Estação Saudade até dia 30/09.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE