Cotidiano da vida fabril sob olhar diferenciado é tema de livro | aRede
PUBLICIDADE

Cotidiano da vida fabril sob olhar diferenciado é tema de livro

Renata Regis Florisbelo apresenta a obra 'Industrial'

Durante o lançamento a autora apresentará uma performance com fragmentos de textos da obra
Durante o lançamento a autora apresentará uma performance com fragmentos de textos da obra -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Editora Estúdio Texto e a escritora Renata Regis Florisbelo apresentam o livro “Industrial”, com 90 minicrônicas baseadas em curiosidades, experiências e fatos do dia a dia dos profissionais atuantes nas fábricas brasileiras. O lançamento acontece no Centro de Criatividade, no sábado (12) às 17h.

O livro marca a celebração dos 30 anos de atividade fabril da autora, que sempre faz questão de registrar na literatura a arte contida no cotidiano. “Quem disse que a vida sob e sobre engrenagens, peças, embalagens e milhões de parafusos, rolamentos e esferas não pode ser real e magistral? Emoções permeiam tudo e tudo ganha vida. Mas a vida que me atrai é aquela que não faz alarde, discreta, contida, causa um arroubo se puder ser percebida”, ressalta Renata.

Para a integrante da Academia Paranaense da Poesia e do Centro de Letras do Paraná, Lilia Souza, “Industrial” aborda todo tipo de gente e situações, cada recanto de uma fábrica, cada detalhe das pessoas que ali coabitam. Ao escrever o prefácio da obra, Lilia comenta: “Pois parece que nada escapa aos olhos atentos e meticulosos da autora, que busca o pormenor, a minudência; o sem alarde que lhe brilha em arroubos – e, em brilhos se nos apresenta”.

Durante o lançamento a autora apresentará uma performance com fragmentos de textos da obra. Segundo Renata: “Gosto de desenvolver performances exclusivas para cada obra, um carinho através de uma amostra ainda mais particularizada, contudo representativa do conjunto do livro. O pitoresco das palavras ganha forma visual”. O evento é aberto ao público.   

Sobre a autora

Renata tem 17 livros publicados: Fábulas Pessoais (2010), 365 Frases e Mosaico Celestial (2012), Orações para Nossos Tempos e Olhar do Ícone (2013), Tugúrio e A Obra (2014), Sempiterna e Filosofia Natural (2015) e Surreal Verossímil (2016), Hacai Devoniano (2017), A melhor Janela (2018), Dentro da cabeça (2019), Bolso (2020), Georreferenciamento cultural e Ínfimo colossal (2022) e Industrial (2023). 

O ser humano é sua inspiração, trabalhando com todas as formas literárias para expressar seu tema em suas interações. Insiste em procurar dos momentos a expressão exata, capturados pela escrita. Desenvolve observação contemplativa e investigativa a fim de oportunizar, com sua obra, a percepção do ser humano sobre si mesmo, ousando refletir, brincar e poetar. Além disso, possui vivência de mais de 30 anos como gestora industrial, integrando vivências empresariais com conceitos e práticas filosóficas e existenciais. É membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele, do Centro de Letras do Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná.

Serviço

Lançamento: Industrial

Local: Centro de Criatividade, AV. Visconde de Taunay, 262, Centro, Ponta Grossa

Horário: 17h

Evento gratuito e aberto ao público

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE