PUBLICIDADE

Annie Ernaux, autora de 'O Acontecimento', vence o Nobel de Literatura

Escritora francesa é conhecida por seus livros autobiográficos

A francesa é a 17ª mulher a receber o Nobel de Literatura
A francesa é a 17ª mulher a receber o Nobel de Literatura -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Annie Ernaux foi a escolhida para levar o Prêmio Nobel de Literatura em 2022. A autora francesa é conhecida por seus livros autobiográficos que abordam várias questões sociais, como 'O Acontecimento' (que faz crônica de um aborto) e 'Pura Paixão' (sobre um affair com um homem europeu).

Ambos os livros foram recentemente adaptados para o cinema. 'O Acontecimento', lançado no ano passado e dirigido por Audrey Diwan, venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e está disponível para streaming pela HBO Max.

Outros livros de Ernaux traduzidos para o português são 'Os Anos', 'A Vergonha' e 'O Lugar'. Aos 82 anos, ela lançou este ano a obra 'Le Jeune Homme', ainda inédita no Brasil.

Ao anunciar a premiação, o comitê do Prêmio Nobel elogiou Ernaux pela "coragem e precisão clínica com a qual ela revela as raízes, afastamentos e limites coletivos da memória pessoal".

A francesa é a 17ª mulher a receber o Nobel de Literatura, seguindo nos passos de colegas como Alice Munro, Doris Lessing e Toni Morrison. Outros vencedores do prêmio incluem Kazuo Ishiguro, Bob Dylan, Mario Vargas Llosa e José Saramago.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE