O vigário geral da Diocese | aRede
PUBLICIDADE

O vigário geral da Diocese

Coluna 'Na Trilha da Fé': O vigário geral da Diocese

Coluna 'Na Trilha da Fé': O vigário geral da Diocese
Coluna 'Na Trilha da Fé': O vigário geral da Diocese -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coluna 'Na Trilha da Fé': O vigário geral da Diocese

Para funcionar, uma Diocese precisa estar respaldada por certa estrutura e logística. O bispo precisa de apoio para governar o território diocesano e conta, para isso, com auxílio em diversas instâncias. Os Conselhos de Pastoral, Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores, Conselho Diocesano de Pastoral e Conselho Econômico são vias para a expressão e crescimento da espiritualidade de comunhão dentro da Igreja. O Conselho Presbiteral é um órgão consultivo, constituído por um grupo de sacerdotes, representantes do Presbitério, empenhado em promover ao máximo o bem pastoral.

A experiência da Igreja ao longo dos séculos; as luzes da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo presentes nos Evangelhos são as bases fundamentais do Colégio dos Consultores. Ele é presidido pelo bispo diocesano, que, dentre os membros do Conselho Presbiteral, escolhe ao menos seis sacerdotes para constituir o Colégio. A Cúria Diocesana também consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no conduzir de toda a Diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do poder judiciário. Entre esses organismos e pessoas estão o vigário geral, o ecônomo, o chanceler e o coordenador da Ação Evangelizadora.

Padre Jaime Rossa, de 68 anos, completará, neste dia 27 de novembro, 45 anos de sacerdócio. Ele é o vigário geral da Diocese de Ponta Grossa desde 2005, ano em que assumiu também como membro do Colégio dos Consultores. Padre Jaime desempenhou ainda, de 2004 a 2016, o cargo de chanceler. Como vigário geral, ele assume algum compromisso por delegação de Dom Sergio, quando solicitado, e responde pela Diocese quando o bispo estiver viajando. O chanceler é quem assina todos os documentos elaborados na Cúria.

Padre Jaime já foi pároco de quatro paróquias (São Jorge, São Sebastião, São Cristóvão e São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e reitor dos seminários diocesanos São José, Mãe de Deus (Irati) e de Teologia/IFITEME. Em 2014, foi nomeado diretor executivo do Cemitério Parque Jardim Paraíso, ocupando, hoje, a função de presidente na diretoria. Atualmente, é o reitor Seminário Maior São João Maria Vianney.

Nascido em Teixeira Soares, em 7 de fevereiro de 1953, padre Jaime foi ordenado na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa, em 1976, pelo bispo Dom Geraldo Pellanda. Além da formação em Filosofia e Teologia, tem Licenciatura em Teologia (Moral) na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), Roma. De um carisma e simpatia inigualáveis, o vigário geral da Diocese é um homem de fala mansa, reservado, mas, ao mesmo tempo, sorridente e bonachão.  “Um pai. Zeloso, responsável, enérgico e firme, quando necessário”, assim o definem os seminaristas que convivem com ele, diariamente. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE