PG recebe exposição sobre o poeta Paulo Leminski | aRede
PUBLICIDADE

PG recebe exposição sobre o poeta Paulo Leminski

Chega a Ponta Grossa a exposição que mantém vivas a memória e a obra do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski

Múltiplo Leminski é a maior exposição já realizada sobre a obra e a vida do escritor e poeta
Múltiplo Leminski é a maior exposição já realizada sobre a obra e a vida do escritor e poeta -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Chega a Ponta Grossa a exposição que mantém vivas a memória e a obra do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski

A exposição sobre a vida do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski, denominada Múltiplo Leminski, retoma a estrada após um intervalo de dois anos. A mostra é resultado da catalogação da obra completa do artista e será realizada no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa, a partir do dia 3 de agosto. Divididas em diversos espaços cênicos, as instalações pretendem revelar a multiplicidade do artista, que acumulava diferentes funções: músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. Múltiplo Leminski é a maior exposição já realizada sobre a obra e a vida do escritor e poeta curitibano e reúne um vasto acervo de objetos originais, entre documentos, fotos, livros, manuscritos e vídeos.

Em virtude da pandemia de Covid-19, no dia 3 de agosto, a abertura da exposição e a visita guiada com a curadoria serão transmitidas pelos canais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As informações de agendamento para a visitação da mostra estão disponíveis no site do Museu Campos Gerais e serão atualizadas conforme as orientações sanitárias vigentes. 

A exibição foi criada em 2012 com o objetivo de ampliar o conhecimento da obra de Leminski que, apesar de um ícone da poesia, caminhou com desenvoltura por diversos gêneros literários e expressões artísticas como: as composições musicais, a prosa, o romance, as traduções, as biografias, o jornalismo e a publicidade, e mais uma infinidade de manifestações de criatividade. A mostra tem a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski.

“A obra de Paulo Leminski é atemporal e continua dialogando com os diversos públicos. A cada montagem vamos redescobrindo a produção desse artista que estava à frente de seu tempo, que foi precursor de um estilo de linguagem objetiva e concisa. A exposição revela todas essas características presentes na obra desse artista múltiplo”, afirma Aurea Leminski.

Retomada

Desde 2012, a mostra tem sido realizada de forma itinerante pelas principais capitais do país e há dois anos estava fora dos espaços culturais, mas agora retoma agenda no Paraná, abrindo a temporada 2021 na região dos Campos Gerais, em sua décima primeira montagem. O projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná –, da Copel, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Associação de Museus dos Campos Gerais, da Secretaria de Turismo de Ponta Grossa e do Hotel Planalto e Lumen Café+Gastronomia.  

Serviço

Transmissão da abertura com visita guiada da curadoria  

Data: 3 de agosto

Horário: 19h

Local: www.youtube.com/oficialuepg

Informações para a visitação da exposição e o agendamento: www.uepg.br/museu

Local: Museu Campos Gerais, Rua Eng. Schamber, 686 – Centro, Ponta Grossa, PR.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE