Crônicas dos Campos Gerais: ‘Simples e bom’ | aRede
PUBLICIDADE

Crônicas dos Campos Gerais: ‘Simples e bom’

Texto de autoria de Rosana Justus Braga, revisora de Ponta Grossa

Rosana Justus Braga é Formada em Letras Português-Francês pela Universidade Católica do Paraná.
Rosana Justus Braga é Formada em Letras Português-Francês pela Universidade Católica do Paraná. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Texto de autoria de Rosana Justus Braga, revisora de Ponta Grossa

As férias eram na casa dos avós, um retorno feliz ao ninho. O alvoroço começava logo na chegada, as saudades se expandindo, os avós se esmerando, os primos surgindo de todo lado. Sem falar nas tias-avós, a história não seria perfeita sem elas.

Do outro lado da rua, havia um casarão centenário que desafiava o tempo e meus temores.  Era de esquina, assobradado, as janelas altas dando direto na calçada. Viviam lá as últimas sobreviventes de uma família de raízes, a velha viúva e sua única filha solteira.

A tal filha, que já passava bem dos cinquenta, tinha por gosto aterrorizar as crianças.  Seu prazer era ocultar-se por trás das pesadas cortinas de veludo e espiar por entre as dobras, até ser notada.

O terrível é que ela se fantasiava, ocultava-se sob máscaras, perucas, chapéus, transformava-se, enfim, para despertar nossos piores medos.

Ora uma bruxa esquivando-se por entre os panos; ora um Papai Noel extemporâneo, espiando pelas frestas; ou ainda uma Branca de Neve dos piores pesadelos, menina-velha, aparecendo nesta ou naquela janela, rindo por trás da vidraça. Correria e gritos de pavor.

A vizinha usava de astúcia e só aparecia assim, transfigurada, de vez em quando; em geral, quem costumava estar na janela era ela própria, dona Adelaide, o riso largo de matrona italiana, confundindo, deliciada, o bom senso das crianças. 

Por isso, passávamos de viés, sempre pelo outro lado da rua, cheias de um medo curioso, o olho querendo ver, o medo dificultando, o casarão da esquina cristalizando-se na memória para sempre.

Voltar à cidade natal sempre teve sabor de novidade para mim. A mais deliciosa era o apito do sorveteiro descendo a rua. Era o tempo de correr e buscar uns trocados com a avó, depois escolher, creme ou framboesa? Dúvida atroz. Sempre escolhia um, pensando no outro. No dia seguinte, invertia, sábia solução.

Tudo simples e bom. O tio Tonico e sua carpintaria, tia Antônia e o cachorro Veludo, tia Carmelina com seus passes milagrosos, a vó Sotinha e os chinelinhos de pano, a fábrica de fogos, o mendigo Zorico.

Quantas lembranças mais poderiam brotar deste saco sem fundo da memória? Melhor não cutucar a onça com vara curta, diria o avô com seu conhecimento da vida.

E eu, boa aluna que sempre fui, trato de fechar depressa esse bornal de surpresas, antes que a onça acorde e meu avô venha me dizer, na calada da noite:

─ Eu avisei!... 

Texto produzido no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE