Orquestra Sinfônica abre Festival de Música de PG | aRede
PUBLICIDADE

Orquestra Sinfônica abre Festival de Música de PG

O Festival começa no dia 2 de agosto e durante a apresentação da Orquestra, o&nbsp;<span style="color: rgb(0, 0, 0); font-size: 16px;">violinista Winston Ramalho, de Curitiba, fará um solo</span>

O Festival começa no dia 2 de agosto e durante a apresentação da Orquestra, o violinista Winston Ramalho, de Curitiba, fará um solo
O Festival começa no dia 2 de agosto e durante a apresentação da Orquestra, o violinista Winston Ramalho, de Curitiba, fará um solo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Festival começa no dia 2 de agosto e durante a apresentação da Orquestra, o violinista Winston Ramalho, de Curitiba, fará um solo

O 11º Festival de Música de Ponta Grossa começa oficialmente no dia 02 de agosto com um concerto da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG), que receberá o prestigiado violinista Winston Ramalho, de Curitiba. A apresentação começa às 20h com entrada gratuita. Entre o repertório estará a Sinfonia Novo Mundo, do tcheco Dvořák, a peça Tzigane, de Ravel, e o Poème para Violino e Orquestra (op. 25), de Chausson.

Rafael Rauski, maestro da OSPG, relata que os preparativos para este concerto começaram ainda no mês de junho. “A expectativa por parte dos músicos está bastante intensa, pois além da ocasião, que marca um importante momento da cena musical da nossa cidade, teremos também um repertório de altíssimo nível”, ressalta.

O maestro aponta que os dois solos para violino que serão apresentados exigem virtuosisma técnica e extrema sensibilidade e beleza musical. Tratam-se de obras que já foram apresentadas e gravadas pelos maiores expoentes do violino no mundo. Os solos serão executados por Winston Ramalho, um dos destaques do violino brasileiro atualmente. “Esse repertório é especial e tem um estilo cigano que encanta muito. Será uma grande noite para mim, para a Orquestra Sinfônica e, principalmente, para o público”, completa Winston.

Serão duas peças soladas pelo violinista: Tzigane (escrita à violinista húngara Jelly d'Arányi entre 1922 e 1924, inicialmente para violino e piano, e adaptada para violino e orquestra por Maurice de Ravel, seis meses depois) e o Poème para Violino e Orquestra, considerada a composição mais conhecida e mais amada de Chausson (o compositor escreveu três versões diferentes do Poème: com orquestra; com acompanhamento de piano; e uma versão recentemente descoberta para violino, quarteto de cordas e piano).

Além destas duas peças, a OSPG irá apresentar a 9ª Sinfonia de Antonín Dvořák, conhecida como a Sinfonia Novo Mundo, “uma das principais e mais conhecidas obras orquestrais de todos os tempos”, segundo o maestro. É uma sinfonia dividida em quatro movimentos com quarenta e cinco minutos de duração. O compositor acreditava que a música popular norte-americana poderia produzir uma voz musical característica. Contudo, a Sinfonia não possui nenhuma melodia autenticamente norte-americana. O primeiro movimento da obra é construído, curiosamente, na forma sonata.

Solista convidado     

Winston Ramalho é considerado pela crítica especializada como um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Ganhou vários concursos como o Jovens Instrumentistas do Brasil, I e II Concurso Paulo Bosísio, Concurso Jovens Solistas da Osesp, Prêmio Jovem Talento do Soroptimist International of the Americas, além do Prêmio do Público e Vencedor do Shell Competition for Young Musicians em Londres. Winston atualmente leciona nos principais festivais do Brasil e da América do Sul e atua como diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba e da Camerata Antiqua de Curitiba.

Além do concerto, Winston participará como professor do masterclass de violino nos dias 07 e 08 de agosto, das 14h às 17h e das 18h às 21h. O masterclass tem vagas ilimitadas e acontece no Centro de Música, com inscrições gratuitas que devem ser feitas pelo site http://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/festivaldemusica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE