O ‘kaiser’ da moda vai deixar saudade! | aRede
PUBLICIDADE

O ‘kaiser’ da moda vai deixar saudade!

O ‘kaiser’ da moda vai deixar saudade!

Imagem ilustrativa da imagem O ‘kaiser’ da moda vai deixar saudade!
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para registrar nossa homenagem a esse grande ícone, a matéria desta semana conta um pouco da trajetória desse estilista de sucesso, considerado um dos ícones da alta costura.

Setembro supostamente seria o mês do seu aniversário e 1933 o ano, já que o designer sempre se recusou a revelar sua data exata de nascimento.

Nascido em Hamburgo, na Alemanha, Karl Otto Lagerfeld , deixou os subúrbios de Hamburgo para o centro da moda

Paris. Neste período é bom lembrar que era no meio da sua adolescência. Ele termina o ensino médio no Lycée Montaigne e nunca mais iria deixar a capital francesa.

Como bom desenhista, fez nome e como ilustrador de moda torna-se assistente do costureiro Pierre Balmain . A alta-costura tornou-se uma ponte para que ele desenvolvesse seu talento. O desejo pelo conhecimento de moda foi estimulado e na Escola da Câmara da União de alta costura parisiense, conheceu Yves Saint Laurent e se tornam amigos porém em 1954 ambos ganham o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Wool Secretariat. Yves Saint Laurent pela criação de um vestido, Karl Lagerfeld pela criação de um casaco.

Surge então uma rivalidade entre eles que duraria mais de quarenta entre os dois.

Por volta de 1962, Karl Lagerfeld deixou de trabalhar para Pierre Balmain e passou para a casa de Jean Patou e em 1964 na Chloé com Gaby Aghion, o fundador da casa parisiense.  Mais do que se tornar amplamente reconhecido, o estilista também ficou marcado por sua suas criações que eram rapidamente era adotadas pelo público, isso gerava maior demanda por novos looks.

Mas é especialmente no ano de 1982, quando a marca Chanel está praticamente à beira da falência, que Karl foi nomeado para ser o diretor artístico da casa Chanel tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. Era o início de uma nova fase para o mundo da moda CHANEL seria comandada pelo “Kaiser da Moda” criou, nesta década, a bolsa Classic Flap, o símbolo da marca agora tinha como selo dois CC entrelaçados, ele absorveu   as referências de Coco Chanel e resgatou   sua essência para as novas criações.

 Seu conhecimento   alavancou seus negócios e se tornou lendário, assinou mais de uma dúzia de coleções por ano para a casa da rua Cambon, para italiana Fendi SpA e sua marca de mesmo nome. Movendo-se facilmente de um estético para outro. Mais que um diretor artístico, Karl compreendeu as necessidades da moda atual e contemporânea ao mesmo tempo em que fortaleceu seu nome e sua personalidade. Sendo assim considerado o "Kaiser" da moda.  A quantidade de criações justifica seu título e ser um dos   costureiros mais prolíficos.

 Com seu prestígio intocado difícil seria destacar todas as suas características que contrastavam a um colarinho alto engomado.  Sua vida foi cercada por uma aura de mistério uma verdadeira lenda a ser estudada por qualquer profissional do ramo da moda, um "gênio criativo”.

Frases assinadas ao longo de sua carreira.

"Se me perguntar o que gostaria de ter inventado na moda, eu diria uma camisa branca. A camisa é a base de tudo. Todo o resto vem depois. E o amor?O único amor no qual acredito é no de uma mãe por seus filhos". Karl Lagerfeld. Suas contribuições para reinventar a moda serão sempre lembradas por seus admiradores inclusive por essa que hoje escreve esta edição. Silvana Hass. 

Imagem ilustrativa da imagem O ‘kaiser’ da moda vai deixar saudade!
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE