Coro de PG encanta o público no IV Festival de Ópera do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Coro de PG encanta o público no IV Festival de Ópera do Paraná

Coro Cidade de Ponta Grossa representou o município em apresentações no festival estadual

Ao todo, o CCPG participou de quatro concertos em Curitiba e Ponta Grossa
Ao todo, o CCPG participou de quatro concertos em Curitiba e Ponta Grossa -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coro Cidade de Ponta Grossa representou o município em apresentações no festival estadual

O mês de novembro começou repleto de palmas para o Coro Cidade de Ponta Grossa que participou mais uma vez do Festival de Ópera do Paraná. Os 24 cantores apresentaram a Missa da Coroação no palco do Teatro Guaíra (Curitiba), ao lado da Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e do Coro Lírico de Curitiba, e o repertório paranaense, “Coro Cidade de Ponta Grossa canta o Paraná”, na Capela São Paulo Apóstolo (Ponta Grossa) e na Capela Santa Maria (Curitiba).

Paulo Barreto, maestro da Orquestra Sinfônica e Diretor Artístico do Festival, regeu a Missa da Coroação e afirma que ter tantos músicos sob a responsabilidade da própria batuta é uma experiência. Para o maestro a experiência de reunir os coralistas com os músicos da orquestra permite trocar ideias e proporciona uma visão da carreira profissional pelos músicos estudantes.

O Diretor Geral do Festival de Ópera do Paraná, Gehad Hajar, explica que cada Festival começa a ser preparado um ano antes e que o Coro Cidade de Ponta Grosa é um dos dois coros profissionais mantidos pelo poder público no estado do Paraná – além do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, mantido pela Fundação Cultual de Curitiba. “São os dois únicos corpos estáveis de voz no estado do Paraná. São os dois únicos núcleos que podemos contar para essas produções de óperas”, ressalta.

Para Gehard é impossível produzir o Festival sem a união dos grupos culturais do estado. “O Coro Cidade, fundamentalmente para os concertos cênicos desse ano e do ano passado, foi imprescindível. Eu diria que se não fosse pelo Coro Cidade, pelo apoio que a Fundação de Cultura de Ponta Grossa o faz, disponibilizando e incentivando seus músicos nós não conseguiríamos montar o Festival de Ópera na magnificência que montamos”, afirma.

Caê Vieira, barítono, foi um dos solistas na Missa da Coroação ao lado do Coro Cidade e surpreendeu-se com o coro. “Um coro sério, com uma sonoridade maravilhosa, a construção dos naipes uníssona”, reforçou. Caê ressaltou que a obra apresentada é de difícil execução, porém que os músicos deram conta e abrilhantaram a noite.

Festival de Ópera em Ponta Grossa

O Festival de Ópera também ecoou em Ponta Grossa no dia 07 de novembro. O concerto “Coro Cidade de Ponta Grossa canta o Paraná” encantou a Capela São Paulo Apóstolo (em Olarias). O maestro do Coro Cidade, Eudes Jr. Stockler, aponta que a missão do coro é difundir a boa música, seja ela erudita ou popular, para a população em geral.

“O próprio padre comentou ao final do concerto, agradecendo a oportunidade de receber um concerto do Coro Cidade e afirmando que saíra do concerto com orgulho de ser paranaense. A importância de trazer o evento para as cidades do interior é acessibilizar o acesso a música de concerto”, ressalta Eudes.

O maestro também aponta a injeção de ânimo entre os músicos proporcionada pelo reconhecimento do público que sempre se encanta com o trabalho realizado.

Ópera Cavalleria Rusticana

Em 2017 o Coro Cidade de Ponta Grossa participou do Festival com a Ópera Cavalleria Rusticana escrita por Pietro Mascagni em um único ato. A apresentação foi realizada pelo Coro Lírico de Curitiba, Coro Cidade de Ponta Grossa, Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Grupo Folclórico Giuseppe Garibaldi e elenco. O Festival de Ópera do Paraná é realizado em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Fundação de Cultura de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE