Festival de Tortas une gastronomia e cultura no Parque Histórico | aRede
PUBLICIDADE

Festival de Tortas une gastronomia e cultura no Parque Histórico

Entre os sabores morango com chocolate, holandesa, speculaas, ameixa, amora e chocolate, evento reúne boa comida, história e cultura

Imagem ilustrativa da imagem Festival de Tortas une gastronomia e cultura no Parque Histórico
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entre os sabores morango com chocolate, holandesa, speculaas, ameixa, amora e chocolate, evento reúne boa comida, história e cultura

Um delicioso aroma está no ar! Torteiras estão empenhadas na produção das mais variadas tortas com suas receitas tradicionais e segredos para realizar o evento mais doce dos Campos Gerais, o Festival de Tortas de Carambeí. A sexta edição do evento acontecerá neste final de semana, dos dias 12 a 14, das 10h às 20h, no Parque Histórico de Carambeí, com estacionamento e acesso gratuitos.

O VI Festival de Tortas retorna nesta edição ao seu formato original, reunindo as torteiras que produzem em suas casas e também os empreendimentos como Frederica's Koffiehuis, Tortas Wolf e Koffiehuis Parque Histórico no mesmo espaço para oferecerem aos visitantes os muitos sabores de tortas doces, salgadas e ainda algumas versões dietéticas, com o único objetivo de agradar todos os paladares. Morango com chocolate, holandesa, speculaas, ameixa, amora, morango, requeijão, supreme, banoffe, ferrero, leite ninho com nutella e nozes são algumas das tortas que estão no cardápio do festival, que também terá opções de sabores salgados que poderão ser acompanhados de café, café cremoso, suco, refrigerante, e ainda cerveja artesanal.

O evento ocupará o Pavilhão Frísia, com amplo espaço, onde os visitantes poderão aguçar seus paladares experimentando as delícias do cardápio acomodados num ambiente temático, com um palco para apresentações culturais como música ao vivo e de dança. O artesanato típico da cidade, como peças em madeira, patch work, bordados e pinturas estarão compondo o ambiente. Quadros das artistas plásticas Jacoba Bosch e Tônia de Geus Sleijts, assim como as esculturas do artista Ladislau Charri, também estarão nesse cenário, onde a gastronomia se integra com a arte.

Conforme Adalgiza Bachosky, assessora da Prefeitura de Carambeí e também uma das organizadoras do festival, o evento foi se tornando cada vez mais importante para o turismo e para a economia da cidade. “Tudo começou em 2010, com a proposta de mostrar que Carambeí possui potencial para tornar a gastronomia um produto turístico. O Parque Histórico ainda estava começando, já existia a Casa da Memória [do imigrante], e para completar, veio o Festival de Tortas, fazendo com que as torteiras independentes tivessem a oportunidade de divulgar o seu trabalho. Muitas delas, de 2010 pra cá foram trabalhar no parque, em outros estabelecimentos e também algumas empreenderam, como é o caso do ‘Wolf’, uma confeitaria que nasceu a partir do segundo festival” completa. 

Evento conta com museu interativo

A VI edição do Festival de Tortas de Carambeí além de ser um presente maravilhoso aos mais exigentes paladares se apresenta também como uma oportunidade de conhecer a história e cultura da imigração holandesa. Um passeio pelas alas museais do Parque Histórico é um mergulho na história onde estruturas arquitetônicas, jardins e muitos outros componentes transportam o visitante a década de 30 do século XX. Nesse espaço de muitas histórias acontecerá no sábado,13, o Museu Interativo, onde o visitante interage com personagens trajados com vestimentas antigas que retratam o cotidiano da época. 

Parque conta com programação especial

Integrando ainda, a programação do VI Festival de Tortas de Carambeí, no dia 12, Dia da Criança, haverá brincadeiras animadas pela turma do Palhaço Picolé e diversão com o futbolha. O evento mais doce dos Campos Gerais contará ainda com a participação de músicos como Álvaro Bueno, Anderson& Samuca, Jeancarlo Amaral, entre outros.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE