Retrato do Regentão arranca suspiros dos saudosistas
O prédio do Colégio foi inaugurado em 1924, para funcionar a Escola Normal de Ponta Grossa
Publicado: 11/05/2018, 15:37
O artista plástico Saulo Pfeiffer fez um quadro retratando o Colégio Regente Feijó, na área central de Ponta Grossa, e a imagem está rendendo uma série de comentários elogiosos. Inspiradíssimo, ele contrariou a norma convencional mostrando um dia de instabilidade climática, com pessoas circulando de guarda-chuvas e carros com faróis acesos.
‘Mas que coisa mais linda do mundo! Parabéns, Saulo! Fantástico! Estudei durante sete anos no Regente, amo demais este colégio, ficou perfeito. Que talento magnífico!’, comentou Thatiane Prochner. Este trabalho, segundo Saulo, faz parte da Série Caminhos de Ponta Grossa, já divulgada em matéria especial na Urbe do Jornal da Manhã e no portal aRede. ‘Rua do Rosário. (100x60) Óleo sobre Tela. Este quadro será exposto no Espaço Cultural Itacueretaba, no Premium Vila Velha Hotel, entre os dias 30 de Maio a 30 de Junho de 2018. Todos estão convidados!’, diz.
O prédio do Regentão foi inaugurado em 1924, para funcionar a Escola Normal de Ponta Grossa. Em 1939, passa a ser sede do Ginásio Regente Feijó. Caracteriza-se por ser um marco na paisagem urbana pela beleza de sua construção, marcada pelo estilo eclético, apresentando vestígios do estilo clássico e da art-noveau. Caracteriza-se por ser um grande Colégio Estadual, onde estudaram muitos personagens da história local, sendo até hoje uma referência por sua importância educacional. Foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.