Professora lança livro infantil sobre diversidade | aRede
PUBLICIDADE

Professora lança livro infantil sobre diversidade

Traz a história de crianças e suas experiências com bonecas negras

Professora Aparecida de Jesus Ferreira
Professora Aparecida de Jesus Ferreira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

 A professora Aparecida de Jesus Ferreira lança nesta sexta-feira, 02/06, para professores o livro “As bonecas negras de Lara”, às 13h30, no auditório da Escola Municipal Coronel Cláudio, no bairro Ana Rita. Esse é o primeiro trabalho infantil da autora, que é doutora em Educação e pesquisadora, tendo vários livros publicados nas áreas de identidades sociais de raça e formação de professores. As ilustrações são do artista Élio Chaves e a edição da obra foi realizada pela ABC Projetos.

O projeto para publicação do livro foi aprovado pelo PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da Copel e da Beaulieu do Brasil e o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. A edição impressa recebeu também o encarte de um áudio-livro, aumentando o alcance da obra, que dessa forma pode ser acessível a crianças não alfabetizadas e com deficiência visual. A autora ainda realizará 10 oficinas gratuitas, dirigidas a professores e agentes de leitura, mostrando como a partir da obra pode ser trabalhada a questão da diversidade.

O livro traz a história de crianças e suas experiências com bonecas negras, retratando ainda vivências das crianças com famílias diversas e seus gostos em brincar e contar histórias, valorizando sempre as diferenças.

A autora conta que o que a levou a entrar no universo infantil foram as experiências com a afilhada e as questões trazidas por professores durante os cursos de formação que ministra. “As questões têm a ver com o que os professores me dizem que ocorre na escola, que é um ambiente onde estão presentes várias identidades”, afirma.

Aparecida explica que a diversidade precisa ser trabalhada tanto no ambiente escolar como no ambiente familiar desde a primeira infância, pois é nessa idade que as crianças aprendem a ter amigos diversos. “Desde cedo é importante que as crianças percebam que a diversidade de pessoas faz parte de ambientes sociais e, quanto mais cedo aprendem a conviver com a diversidade, mais respeitarão outras pessoas que são diferentes delas”, reforça.

Com o objetivo de compartilhar as experiências a partir do livro a autora criou um grupo no Facebook com o título “Livro As bonecas negras de Lara”, que pode ser encontrado no endereço https://www.facebook.com/groups/LivroAsBonecasNegrasDeLara/

Ela tem solicitado que ao ter acesso ao livro as pessoas compartilhem suas impressões nas redes sociais. “Pelos retornos que já tenho é possível perceber que o livro está indo ao encontro do objetivo que é pensar uma sociedade que valoriza as diferenças”, enfatiza.

Todas as escolas da rede municipal de ensino estão recebendo gratuitamente exemplares do livro. A autora destinará gratuitamente outros 600 exemplares ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas para que o livro circule em todo Paraná. Para quem quiser adquirir o livro, ele está sendo comercializado a R$ 15,00, na fase de lançamento e R$ 20,00 nas livrarias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE