PUBLICIDADE

Classe de PG desenvolve horta escolar em projeto especial

Trabalhando temáticas de conscientização e sustentabilidade, o quinto ano da Escola Protázio Scheifer tem se dedicado amplamente na elaboração do espaço e planejamento do futuro cultivo de alimentos orgânicos

As atividades práticas envolvem os alunos com estudos interdisciplinares e conceitos de sustentabilidade.
As atividades práticas envolvem os alunos com estudos interdisciplinares e conceitos de sustentabilidade. -

Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Protázio Scheifer, supervisionados pela professora Vanessa Lima, iniciaram a construção da estrutura de uma horta suspensa. Segundo a docente, este é apenas o começo de uma jornada contínua de estudos inspirados na apostila “Agrinho”.

Vanessa explica que a iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da agricultura sustentável e do cultivo de alimentos, dando continuidade aos estudos da apostila do sistema FAEP. “Quero que nossos alunos se conectem com a natureza de uma forma significativa, entendendo a importância de cultivar alimentos de forma responsável e respeitosa ao meio ambiente, e o mais incrível é que isso está acontecendo de forma sustentável, reutilizando materiais recicláveis e fazendo compostagem com restos de orgânicos da cozinha da escola”, contou.

Trajetória - Desde o início da proposta, os educandos foram incentivados a participar ativamente de todas as etapas do processo, desde a preparação do solo até o plantio das sementes. “Eles aprenderam sobre as diferentes necessidades de cultivo de uma variedade de vegetais, como alface, tomate, cenoura e ervas aromáticas, sendo encorajados a tomar decisões autônomas sobre o manejo da horta”, relatou a docente. 

Ainda durante o cultivo, as crianças utilizaram conhecimentos de matemática para calcular as dimensões da horta suspensa, considerando fatores como o espaço disponível, a quantidade de luz solar e a geometria do espaço. “Essas medidas precisam ser precisas para garantir que as plantas tenham espaço suficiente para crescer e prosperar. Isso envolveu conhecimentos matemáticos simples, como adição, subtração e multiplicação, para garantir que as plantas sejam espaçadas de maneira uniforme e eficiente dentro de canos PVC e garrafas PET, todos materiais recicláveis trazidos pelos alunos”, contou Vanessa.

Além de promover a consciência ambiental, a horta suspensa também tem um impacto positivo na comunidade escolar. As cenouras cultivadas pelos alunos serão utilizadas no projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, preparando um bolo de cenoura mais nutritivo e sem agrotóxicos para venda. “É incrível ver como esse projeto não só educa nossos alunos, mas também beneficia e integra toda comunidade escolar, promovendo hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis”, complementou a educadora.

Acesse o blog da Escola Protázio Scheifer

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE