PUBLICIDADE

Dinâmicas sobre leitura engajam alunos em Ipiranga

Tendo como tema a análise crítica de matérias do Jornal da Manhã, os quintos anos da Escola Anita Taborda desenvolveram valiosos aprendizados e o pensamento crítico

Com o desenvolvimento da proposta os educandos puderam compreender conceitos como veracidade das informações e credibilidade das fontes.
Com o desenvolvimento da proposta os educandos puderam compreender conceitos como veracidade das informações e credibilidade das fontes. -

Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Cívico Militar Professora Anita Taborda Puglia, orientados pela coordenadora pedagógica Samantha Sany Blum Freitas, participaram de uma atividade inovadora, voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação. Segundo a educadora, os estudantes foram desafiados a explorar o Jornal da Manhã, como parte da “Jornada Ampliada”, programa educacional da instituição.

“Com o objetivo de preparar os alunos para avaliações externas, como a Prova Paraná e o SAEB, além de promover a capacidade de discernimento em um mundo inundado de informações, a atividade teve como foco a identificação de fontes confiáveis e a análise crítica de conteúdo jornalístico”, explicou Samantha.

Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de manusear livremente o jornal, explorando suas seções e reportagens. Posteriormente, cada aluno selecionou um tema que julgou interessante, e a turma, de forma colaborativa, escolheu qual reportagem seria analisada em profundidade.

“A proposta foi além de apenas a leitura superficial, incorporando estratégias de leitura alinhadas aos descritores nacionais da BNCC. Os alunos foram incentivados a identificar os elementos textuais que contribuem para a veracidade das informações, bem como a avaliar o viés e a credibilidade da fonte”, contou a coordenadora.

Samantha também relatou que a atividade não apenas fortalece as habilidades de leitura e interpretação dos alunos, mas também os capacita a discernir informações confiáveis em um mundo repleto de fontes diversas. “É fundamental prepará-los não apenas para as avaliações acadêmicas, mas também para a vida fora da escola, onde saber identificar informações verdadeiras é crucial”, completou.

Além de promover aprendizado e debate, a atividade proporcionou diversão aos alunos, que se engajaram ativamente na seleção e análise das reportagens. “A iniciativa recebeu elogios tanto dos educadores quanto dos próprios estudantes, demonstrando o sucesso da abordagem pedagógica adotada pela nossa escola”, complementou a coordenadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE