PUBLICIDADE

Ombreiras: uma tendência na moda outono/inverno 2021

Ombreiras: uma tendência na moda outono/inverno 2021
Ombreiras: uma tendência na moda outono/inverno 2021 -

Confira a coluna dessa semana do mundo da Moda com Silvana Hass

Atualmente a moda demanda uma reflexão e possui um discurso por trás das peças. Os desfiles contam uma história pois a moda constitui uma forma de linguagem. Nos diversos lugares que a sociedade se expõe, ela se comunica por meio de significados, passando a ser planejada e severamente avaliada.

Grandes revoluções de estilo que marcaram a aparência, como o uso de ombreiras, retornam lembrando que este item já esteve na moda em décadas anteriores. Porém agora será usada de forma repaginada, como costuma acontecer no ciclo da moda.

Como citei a expressão “ciclo da moda” é preciso também definir que este é uma cadeia sequencial de eventos que demonstram uma indicação de quais serão os cortes e silhuetas essenciais de uma temporada. O uso das ombreiras carrega toda uma história. Quando utilizadas após a Primeira Guerra Mundial, a sociedade precisou redefinir sua maneira de vestir pois viviam um período de escassez. As consequências chegam na moda com as bainhas sendo encolhidas (bainhas: costura feita na barra de uma peça de roupa).

Vamos comentar sobre os acontecimentos. A estilista italiana Elsa Schiaparelli em 1929, rival de Gabrielle Bonheur Chanel, não criava apenas roupas, chapéus e acessórios, era excêntrica, rebelde e inovadora. Entre suas criações lançou rosa-choque, zíperes e o macacão feminino. Para Schiap, como era conhecida em Paris, o estilo “Elsa” era: cintura fina, ombros largos e comprimento mídi.

É justamente sobre essa tendência dos ombros marcados, que será nossa matéria. Você verá e muito no outono/inverno 2021.

Ombreiras: elas aparecem em blazers e casacos. Vestidos também trazem ombros marcados junto às mangas bufantes. Os ombros e mangas ampliados marcam a modelagem que está focada na parte superior do corpo. O retorno das ombreiras vem desde 2018, se intensificando em 2020 e agora mais do que nunca possui um significado que altera os conceitos do mundo da moda. Dessa maneira, usar ombreiras deixa de ser apenas uma tendência e passa a trazer um efeito paralelo ao emocional e psicológico.

Diante de uma pandemia, terá sua função com base a partir de duas frentes: “tendência e estruturação”. Sugerindo assim, o fortalecimento para uma nova postura diante da realidade social e econômica. Afinal, em toda a linha do tempo, a moda não se apresenta desvinculada da evolução ou das crises. Uma vez que funciona, como já citei, como agente de comunicação.

Segue em direção na contra mão à aceleração do consumo, e já é possível observar a ascensão desta tendência, com o desenvolvimento sustentável que sai da teoria do politicamente correto e entra atuante no mercado.

Assim como novas formas de consumir, o percurso da moda não para. Segue como fenômeno influenciado por acontecimentos históricos. A aposta é certeira: as ombreiras serão inseridas, mesmo você que acompanha minhas matérias aprove ou não. O fato é que não é apenas uma tendência e sim o modo de compreender mais um obstáculo.

Ou seja, as ombreias são uma solução para o mercado que precisa se transformar, e tenha certeza que as decisões de hoje marcam mais uma vez um período da história da moda, assim como a pandemia marcou o ano 2020 para as futuras gerações. E assim como eu hoje escrevo para você, com base em acontecimentos históricos de como o vestuário se transformou com as guerras, viroses, catástrofes em anos e séculos passados. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE