Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho terá Dia de Campo Virtual

Produtor poderá conhecer novas tecnologias, além de práticas agrícolas para um manejo correto, sem prejuízo para o meio ambiente e com o foco na produção de alimentos seguros para o consumo

Produtores de feijão e milho interessados em melhorar a produtividade das suas lavouras estão convidados a participar de um Dia de Campo Virtual nesta terça e quarta-feira (30 e 31). A atividade é parte da ação do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, uma parceria entre a Syngenta e o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater).

O encontro começa às 8h30 e será transmitido pelo Youtube do IDR-Paraná (https://bit.ly/3fe0h0E) e da Syngenta (https://bit.ly/3ssfdfu). Serão exibidos vídeos com duração de três a sete minutos gravados em unidades demonstrativas do projeto.

O projeto Centro-Sul de Feijão e Milho tem o objetivo de profissionalizar os pequenos agricultores do Paraná. Conta ainda com o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do IAC (Instituto de Agronomia de Campinas) e de prefeituras, entre outros colaboradores, em diversos momentos da safra, além de agricultores parceiros, que implantaram as lavouras demonstrativas em suas propriedades.

Tradicionalmente, a Syngenta e o IDR-Paraná promoviam a Semana de Campo, que chegou a reunir 2 mil agricultores durante quatro dias em anos anteriores. Os produtores visitavam as estações nas unidades demonstrativas e verificavam na prática as aplicações das novas tecnologias, além de formas seguras de trabalhar no campo.

“Com a pandemia de Covid-19, desenvolvemos uma nova forma de realizar esse evento, de modo que atenda às necessidades dos agricultores, podendo expandir o público para o Brasil, já que os vídeos estarão disponíveis nas plataformas da Syngenta na internet”, explicou Nivaldo Lonardoni, gerente de Trigo, Arroz e Feijão (TAF) da Syngenta.

A expectativa é que pessoas e empresas de todo o Brasil se interessem pelas práticas agronômicas voltadas à produção de feijão e milho apresentadas pelo projeto.

Para Germano Kusdra, coordenador estadual do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho pelo IDR-Paraná, os dias de campo sempre foram uma parte importante no atendimento aos agricultores, mas a nova realidade exige mudanças. No entanto, ele garante que a informação vai chegar aos agricultores.

"Além do dia de campo virtual com um conteúdo bem rico, depois teremos as equipes locais do IDR-Paraná, bem como das parcerias do projeto, à disposição para esclarecer as dúvidas que surgirem em relação às práticas aplicadas na lavoura”, ressaltou Kusdra.


Importância

O feijão e o milho têm grande importância socioeconômica no Brasil. Na safra 2019/2020 o Paraná liderou a produção nacional de feijão no Brasil, com 18,1% do total produzido de 3,2 milhões de toneladas. O Estado também é o segundo produtor de milho do País. O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho vem contribuindo para aumentar a produtividade obtida pelos produtores paranaenses.

Em 2021, o Projeto Grãos Centro-Sul de Feijão e Milho completa 31 anos de história de uma parceria entre Syngenta e IDR-Paraná. Neste tempo o alvo principal foi o pequeno produtor familiar e a melhoria da produtividade das lavouras, com a demonstração e implantação de novas tecnologias. Os profissionais que atuam no projeto levam ao agricultor boas práticas de produção no campo, ações tecnológicas que auxiliam no manejo, na sustentabilidade e na produtividade das lavouras.


As informações são da AEN

Porto Amazonas elabora planos para entrar no mapa turístico

Porto Amazonas elabora planos para entrar no mapa turístico...

Empresários querem abertura do comércio na sexta

Empresários querem abertura do comércio na sexta...

Confira seu horóscopo para esta segunda (29/03)

Confira seu horóscopo para esta segunda (29/03)...

Confira as vagas de emprego desta segunda-feira (29/03)

Confira as vagas de emprego desta segunda-feira (29/03)...

Bispo de PG pede apoio à Coleta da Solidariedade

Bispo de PG pede apoio à Coleta da Solidariedade...

Comerciantes pedem retorno do transporte em PG

Comerciantes pedem retorno do transporte em PG...

Prefeitura de PG estuda criação do auxílio emergencial

Prefeitura de PG estuda criação do auxílio emergencial...

Meia Leandrinho se apresenta ao Operário

Meia Leandrinho se apresenta ao Operário...

Paraná começa a imunizar idosos com mais de 65 anos

Paraná começa a imunizar idosos com mais de 65 anos...

Paraná lança campanha para vacinar de 'domingo a domingo'

Paraná lança campanha para vacinar de 'domingo a domingo'...

Obras nos municípios do PR ultrapassam R$ 900 milhões

Obras nos municípios do PR ultrapassam R$ 900 milhões...

Outono deve manter irregularidade no clima no Paraná

Outono deve manter irregularidade no clima no Paraná...

Guitarristas de PG gravam jam de quarentena

Guitarristas de PG gravam jam de quarentena...

Exposições virtuais reúnem obras de artistas de PG

Exposições virtuais reúnem obras de artistas de PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS