Melhoramento genético e saúde são temas de palestras

Feira foi aberta oficialmente nesta quinta-feira. Evento que exalta o potencial genético conta com mais de 25 expositores


Realizada anualmente no município de Carambeí, na região dos Campos Gerais, a Expofrísia é uma das principais feiras do segmento leiteiro no Brasil. O evento começou oficialmente nesta quinta-feira (25), e teve a presença do governador em exercício, Darci Piana, na abertura que ocorreu às 18 horas. O evento, que em 2019 chega à sua 14ª edição, é promovido pela cooperativa Frísia, sediada em Carambeí, região da principal bacia leiteira do Brasil. O segundo dia do evento, 26 de abril, será dedicado à difusão de conhecimento sobre pecuária leiteira e suinícola. No total, são esperados cerca de 5 mil visitantes nos três dias da feira, que termina às 18h30 de sábado.

Abrindo a programação do dia, o zootecnista graduado pela Universidade Federal de Lavras (MG) e gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, vai ministrar a palestra com o tema “O futuro da genômica e onde irá a genética”. A avaliação genômica é uma ferramenta importante no campo de melhoramento animal, capaz de profissionalizar ainda mais o mercado, formando rebanhos mais produtivos, com custos menores e tempo reduzido. Isso porque a genômica possibilita que os melhores animais sejam identificados e que sua genética seja incorporada de forma mais dinâmica.

Ainda no período da manhã, a segunda palestra do dia discutirá o seguinte tema: “Como usar a cultura na fazenda no controle da mastite e uso racional de antibióticos”. A mastite é uma inflamação da glândula mamária, uma doença que frequentemente acomete bovinos leiteiros e provoca queda na produção e qualidade do leite, elevando os custos. A palestra será ministrada por Marcos Veiga, médico-veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite (Qualileite).

Na última palestra da programação, o médico-veterinário graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor da mesma instituição no campus de Palotina, Geraldo Camilo Alberton, vai apresentar as melhores estratégias para reduzir as condenações na indústria suinícola por pleurisia e pneumonia. Tratam-se de duas doenças que acometem os pulmões dos porcos e que, devido ao aumento dos custos de medicação, redução da taxa de crescimento e aumento da mortalidade, acabam provocando perdas financeiras aos produtores.


Abertura

O diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, agradeceu a presença de todos e o esforço do governo do Estado para os produtores paranaenses alcançarem outros mercados. “O setor de carnes e as exportações são muito importantes para as cooperativas”, reforçou Greidanus. “Cada animal que está aqui na feira e as pessoas presentes nos orgulha muito”.

Governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, que é presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), lembrou que quando o agronegócio vai bem, o comércio também sente esse reflexo. “O governador Ratinho Júnior e eu vamos cumprir com o que foi firmado aqui na cooperativa na eleição: vamos reduzir o custo do governo para reverter em investimento, em produção para o Paraná”. Ratinho Júnior está em viagem para a China, um dos países que mais consomem carne suína no mundo e foco do governo para a exportação paranaense.

Também estiveram presentes na abertura da ExpoFrísia o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o prefeito de Carambeí, Osmar Blum; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Câmara de Carambeí, Diego Silva; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Hans Jan Groenwold; o presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch; presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, entre outros.


Julgamentos ocorrem nos três dias

Nos três dias do evento há os julgamentos dos animais. Nesta quinta, às 15 horas, deve início o julgamento da raça holandês vermelho e branco e gado jovem. Nesta sexta, por outro lado, às 15h tem início o julgamento da raça holandês preto e branco e gado jovem, o qual será sucedido, a partir das 18 horas, pelo julgamento da raça holandês vermelho e branco e gado adulto. A feira continua no dia 27 de abril com a Copa dos Apresentadores, e o Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Adulto, entre as 14h e às 17h30. A premiação dos produtores que se destacaram no evento está marcada para as 17h30.


Com informações das assessorias

Capa da edição desta quarta-feira (17/07/2019) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (17/07/2019) do JM...

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (17/07)

Vagas na Agência do Trabalhador para quarta-feira (17/07)...

Charge da edição desta quarta-feira (17/07/2019) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (17/07/2019) do JM...

A indústria e a Previdência

A indústria e a Previdência...

PG e a Escola Segura

PG e a Escola Segura...

PYL FC estreia na segunda fase do Paranaense

PYL FC estreia na segunda fase do Paranaense...

Sanepar realiza obra na rede de distribuição nesta quinta-feira 

Sanepar realiza obra na rede de distribuição nesta quinta-feira ...

Confira o seu horóscopo para esta quarta-feira (17/07)

Confira o seu horóscopo para esta quarta-feira (17/07)...

Portos do Paraná têm saldo positivo de US$ 1,87 bilhão

Portos do Paraná têm saldo positivo de US$ 1,87 bilhão...

Cescage oferece descontos para transferências

Cescage oferece descontos para transferências...

‘Dilsinho’ faz show PG na próxima semana

‘Dilsinho’ faz show PG na próxima semana...

Vinícius Camargo apoia criação de fundo de transporte

Vinícius Camargo apoia criação de fundo de transporte...

Mercado imobiliário projeta crescimento nos negócios

Mercado imobiliário projeta crescimento nos negócios...

Inadimplência cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

Inadimplência cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS