PUBLICIDADE

Colheita da safra eleva a venda de combustíveis

Com transporte da safra, venda do óleo diesel cresceu 10% na região neste ano, valor superior à média estadual

O início da colheita da safra, antecipada neste ano, está fomentando o setor de transportes na região dos Campos Gerais. Somente na venda de combustíveis para os caminhões (óleo diesel), houve um aumento médio de 10% nas vendas nas estradas que cruzam Ponta Grossa desde o início do ano, segundo o vice-presidente da Associação dos Operadores dos Postos de Combustíveis dos Campos Gerais, Hélio Sacchi. Tal número apresenta-se acima da média estadual, de 6,7% no primeiro bimestre, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Mesmo com a chuva, que atrapalhou um pouco, percebemos um aumento no consumo de óleo diesel em 10%”, relata Sacchi, que também é proprietário de uma rede de postos de combustíveis, com unidades em três rodovias da região. Segundo ele, essa alta maior na região ocorre pelas características agrícolas dos Campos Gerais. “Está um pouco acima da média porque somos do agronegócio, e outras regiões anteciparam um pouco. Normalmente movimenta mais no fim de março e abril, mas já tivemos um aumento significativo desde o início do ano”, diz. Segundo ele, março e abril são os meses que mais se destacam no ano na comercialização de óleo diesel na região.

Cabe destacar, também, que a venda de óleo diesel e combustível é considerada um dos principais indicadores da atividade econômica, por estar relacionada diretamente ao ritmo de transporte de cargas no País e da produção industrial. “O mercado de diesel é muito associado ao nível de atividade econômica e os números refletem uma condição melhor para o Paraná, principalmente em função da safra agrícola”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas de óleo combustível para indústrias aumentaram 57,7% no Paraná em relação ao mesmo período do ano passado.

O QUÊ
>> Queda no Brasil
O aumento na venda de óleo diesel no Paraná ocorre em um momento em que há um recuo das vendas deste produto em todo o Brasil, reflexo da baixa atividade econômica. Os números da ANP mostram uma queda de vendas de 6,6% no País na mesma base de comparação, para 8,22 milhões de metros cúbicos de óleo diesel. No óleo combustível para indústrias, a queda foi de 27,5% no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE