Neste primeiro momento, a interdição ocorre apenas no sentido sul da rodovia, em direção a Curitiba. Ainda pela manhã, por volta das 10h, placas de sinalização já haviam sido instaladas no trecho, e o fluxo de veículos começou a apresentar aumento significativo. Segundo trabalhadores no local, posteriormente o outro sentido também será parcialmente interditado.
A obra é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e acontece em um trecho sob administração da concessionária. Apesar de a interdição inicial ocorrer em apenas um sentido, a intervenção afetará os dois sentidos da BR-376 ao longo do cronograma.
Durante o período de obras, o tráfego será desviado para uma faixa da rodovia, e as vias marginais poderão ser utilizadas para aliviar o trânsito nos sentidos norte e sul, quando necessário. A marginal no sentido sul terá o fluxo alterado de mão dupla para sentido único.
No sentido Curitiba–Ponta Grossa, o desvio começa no km 494, nas proximidades da empresa Tetra Park. Já no sentido Ponta Grossa–Curitiba, o desvio tem início no km 493. Na via marginal sentido sul, o retorno à esquerda pela rua Tocantins ficará proibido, sendo necessário utilizar o retorno no km 497, próximo ao Madero.
A PRVias informou que será responsável pela sinalização dos desvios, organização do tráfego e instalação de faixas informativas para orientar os motoristas. A sinalização horizontal será reforçada com barreiras luminosas e tachas refletivas ao longo do trecho em obras.
LEIA A SEGUIR O RESUMO DA MATÉRIA:
-
BR-376 tem interdição parcial entre os km 493 e 494, em Ponta Grossa, a partir desta segunda (19).
-
Bloqueio é para implantação de viaduto ligado à duplicação da PR-151 e deve durar até seis meses.
-
Tráfego será desviado, com uso de marginais e mudanças em retornos no sentido sul.