Ponta Grossa
Carteira Municipal para pacientes com fibromialgia já pode ser solicitada em PG
Cadastro pode ser enviado pelo site oficial da Prefeitura de Ponta Grossa; carteira garante direitos previstos em lei
João Bobato | 09 de janeiro de 2026 - 04:05
Pacientes e familiares de pessoas com fibromialgia já podem solicitar a Carteira Municipal de Identificação sem precisar sair de casa. A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está recebendo os pedidos de cadastro pelo site oficial (www.pontagrossa.pr.gov.br) e também pelo aplicativo OXY Cidadão; com a carteirinha, os moradores poderão ter acesso a direitos assegurados em lei para pessoas com deficiência.
“É muito importante que os pacientes e seus familiares busquem nossos canais e realizem o cadastro para receber a carteira. Além da identificação para garantir benefícios previstos na legislação, o cadastro será importante para o Município definir políticas públicas e atender esta importante parcela da população de forma ainda mais assertiva”, explica a secretária Liliam Brandalise.
Além do processo on-line (saiba abaixo como solicitar), as equipes da Secretaria de Saúde estarão à disposição para auxiliar os pacientes que possuam dúvidas sobre o cadastro: para solicitar apoio, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3220-1000 (ramais 4002 e 4016) ou enviando um e-mail ao endereço ouvidoriasuspg.fms@gmail.com. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17 horas.
Como fazer?
Para realizar o cadastro e a solicitação, o primeiro passo é acessar o site da Prefeitura e clicar na aba ‘Serviços Digitais'; lá, busque pelo ícone ‘Saúde - Ofícios’ e depois faça seu login via Google ou conta gov.br. Na sequência, você será direcionado para um formulário onde devem ser preenchidos dados pessoais e anexos dos seguintes documentos: Laudo Médico (com CID), RG, CPF e Comprovante de Endereço.
Além dos documentos, a Prefeitura reforça que o interessado deve inserir, no campo ‘Solicitação’, que se trata de um pedido para a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. Após o envio da documentação, o arquivo da carteirinha para impressão será disponibilizado depois da análise de todos os dados enviados; por isso, é fundamental que o paciente ou familiar tenha salvo o número do protocolo para acompanhar o processo e fazer a impressão pelo mesmo endereço onde fez a solicitação.