Ponta Grossa
Aliel Machado detalha projeto de implantação de IFPR em Ponta Grossa
O Instituto Federal, previsto para ser implantado em 2026, potencializa a capacitação de profissionais e a geração de empregos no município
Iolanda Lima | 08 de novembro de 2025 - 06:55
O deputado federal Aliel Machado (PV) esteve na sede do Grupo aRede para compartilhar detalhes sobre a instalação do campus do Instituto Federal (IF) em Ponta Grossa, que está prevista para ser implantada em 2026.
Em entrevista exclusiva para a equipe de Jornalismo do Portal aRede/Jornal da Manhã, o deputado explica que a chegada do IF traz novas perspectivas para a formação e qualificação de profissionais no município. "A vinda do Instituto Federal significa a potencialização da geração de emprego em Ponta Grossa, e a capacitação dos nossos alunos em um momento moderno da economia mostra que o ensino técnico tem cada vez mais espaço", diz.
Machado conta que a demanda para a instalação do instituto é antiga do município, e que o projeto foi articulado com cuidado junto ao ministro da Educação, Camilo Santana. "A existência do IF nos dá a escolha dos cursos ofertados, e eles devem ser integrados a realidade de Ponta Grossa. Ou seja, isto deve nos ajudar na qualificação de alunos que querem entrar no mercado de trabalho com remuneração melhor. Indústrias, por exemplo, quando pensam em se instalar em uma cidade, avaliam a capacidade de qualificação dos profissionais", explica o deputado.
Contratações de servidores estão previstas como parte da implantação do instituto. "Vamos abrir vagas com professores da rede pública federal para atender em Ponta Grossa. Teremos aumento no número de vagas e de alunos, e isto é um investimento permanente, um serviço para a cidade", declara. "O Governo Federal fez um planejamento para a contratação de novas profissionais, com a abertura de vagas, e nós colocamos Ponta Grossa como prioridade. Nós também dialogamos com a prefeita Elizabeth Schmidt (União), que demonstrou total apoio a este investimento, além de outras lideranças que permitiram que o projeto fosse efetivado", diz o deputado, que lembra que o IF atenderá não somente Ponta Grossa, mas outras cidades dos Campos Gerais.
O local em que o IF será instalado ainda não foi definido, mas o deputado já explicou como o processo pode se suceder. "Ao invés de construirmos um prédio, a ideia é comprarmos uma edificação já existente, ou adquirirmos uma edificação pública, que pode vir por parceria ou doação. Entretanto, sobre a possível aquisição do prédio, ela será 'meio a meio', sendo metade uma emenda parlamentar do meu mandato, e a outra metade um investimento do Ministério da Educação", explica.
Em nota de assessoria, o ministro Camilo Santana ressaltou a relevância da iniciativa para o estado e reconheceu o trabalho do parlamentar. “Ponta Grossa tem um grande deputado, que defende a educação e o Paraná. Assumimos o compromisso de firmar essa parceria para a aquisição de um imóvel adequado, que será a futura sede do Instituto Federal. É uma ação que garante mais oportunidades, formação e futuro para os jovens da região”, declarou.
CONQUISTA - Camilo também lembrou o histórico do Governo Federal na expansão da rede. “O presidente Lula foi quem mais criou Institutos Federais no Brasil e, agora, nós vamos implantar o campus em Ponta Grossa. Esse é um compromisso nosso”, concluiu o ministro.
Com a nova unidade, Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais terão mais acesso à educação profissional, tecnológica e superior pública, gratuita e de qualidade, ampliando oportunidades para estudantes e impulsionando o desenvolvimento regional.