PUBLICIDADE

Pela 1ª vez na história, PG está entre as 10 cidades mais inteligentes do Sul do Brasil

Município sobe 19 posições em ranking e consolida protagonismo em inovação e desenvolvimento

A prefeita Elizabeth Schmidt (União) e Tônia Mansani, presidente da AID, estiveram no Portal aRede destacando a conquista
A prefeita Elizabeth Schmidt (União) e Tônia Mansani, presidente da AID, estiveram no Portal aRede destacando a conquista -

Ponta Grossa volta a ser destaque nacional no 'Ranking Connected Smart Cities 2025 (CSC 2025)', elaborado pela Urban Systems, que foi oficialmente divulgado na noite de terça-feira (23). O município aparece na 27ª colocação nacional e já aparece entre as 10 cidades mais inteligentes da Região Sul, consolidando uma trajetória de crescimento expressivo nos últimos cinco anos.

Estes números foram muito celebrados pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), que esteve na sede do Portal aRede durante a tarde desta quarta conversando sobre o assunto. Juntamente com Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID), Elizabeth destacou que esta nova conquista é um reflexo do trabalho que está sendo realizado em Ponta Grossa durante sua gestão.

"O ranking não demonstra somente números, ele demonstra que o nosso serviço público se transformou. É uma mudança estrutural. Saúde, Educação, Segurança, Esporte, Governança. Se estamos crescendo na avaliação, é porque os nossos serviços estão ficando melhores, então é por isso que estamos comemorando tanto", comenta Elizabeth.

  

Sobre a conquista, Tônia Mansani explica que a posição da cidade é o resultado de que questões importantes para a cidade estão sendo solucionadas partindo de um planejamento que busca tornar o dia a dia da população cada vez melhor.

"Não existe um modelo de cidade inteligente. O centro da cidade é o cidadão, então cidade inteligente é aquela cidade que faz sentido para a sua população. É o que tem o serviço mais próximo. Uma cidade inteligente é aquela que o cidadão, no arredor da onde ele mora, ele tenha todos os serviços disponíveis. Isso é o conceito de uma cidade inteligente", destaca a presidente da AID.

EVOLUÇÃO - Em 2021, por exemplo, Ponta Grossa sequer aparecia entre as 100 cidades mais bem colocadas no ranking. Desde então, avançou consistentemente: alcançou a 60ª posição em 2022; 55ª em 2023; e 46ª em 2024. Em 2025, chega a 27ª colocação, reafirmando o protagonismo conquistado no cenário de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.

Além disso, Ponta Grossa também está pela primeira vez entre as 10 cidades mais inteligentes do Sul do Brasil, ocupando a 9ª colocação regional, conforme o 'CSC 2025'. Trata-se de um salto importante, já que em 2022 o município ocupava a 14ª posição no ranking regional, passando para 13ª em 2023 e 2024, até chegar ao 'Top 10' neste ano.

RANKING - A edição de 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos do estudo, com metodologia reformulada e ainda mais rigorosa. O ranking passa a ser alinhado às normas internacionais ISO ABNT 37120, 37122 e 37123, adotando 13 eixos temáticos que abrangem 19 temas, entre eles economia, governança, inovação, mobilidade, meio ambiente, saúde e segurança.

Outra novidade é a parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, reforçando a expertise em planejamento e mobilidade urbana.

Mesmo diante de critérios mais exigentes e indicadores ampliados, Ponta Grossa manteve sua curva ascendente e ganhou projeção nacional, confirmando o impacto positivo da política de inovação implementada pela gestão municipal, por meio do Vale dos Trilhos - ecossistema de inovação do município - que abrange seis eixos para construção de uma cidade inteligente e com desenvolvimento sustentável. A Prefeita encerrou sua fala destacando que mais ações estão sendo movidas para que seja possível tornar Ponta Grossa ainda melhor para a sua população.

"São ações voltadas à saúde, por exemplo. Precisamos investir para fazer com que o sistema se modifique para dar suporte a tudo isso. Então, é uma ação efetiva e eficaz para as pessoas não precisarem, por exemplo, fazerem uma consulta para renovar uma receita. São ações pequenas e que vão impactar nos nossos índices. Todos os dias estamos modernizando a cidade. Teremos na nossa mão todas as câmeras da nossa cidade. São ações inteligentes que fazem a diferença na vida das pessoas que vão estar", finaliza.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE