PUBLICIDADE

Relatório da CPI da Sanepar é concluído e aguarda pareceres dos vereadores

Membros da CPI se reunirão na quinta-feira (24) da próxima semana para debater o relatório final e apresentar sugestões

Os vereadores Geraldo Stocco, Léo Farmacêutico, Guilherme Mazer, Joce Canto e Leandro Bianco compõe comissão que investiga a Sanepar
Os vereadores Geraldo Stocco, Léo Farmacêutico, Guilherme Mazer, Joce Canto e Leandro Bianco compõe comissão que investiga a Sanepar -

A relatora da CPI da SaneparJoce Canto, finalizou a primeira versão da redação do relatório final da investigação. Dessa forma, os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a operação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Ponta Grossa e pontos do contrato firmado entre a empresa e a Prefeitura Municipal, se reunirão na quinta-feira (24) da próxima semana, na Câmara, para apresentar os pareceres ao relatório final.

A informação a respeito da realização da reunião foi confirmada pelo presidente da CPI, o vereador Guilherme Mazer (PT). Ele explicou que os membros da comissão apresentarão os pareceres ao texto da relatora Joce Canto (PP). “O trâmite regimental prevê que o relatório seja votado. Mas o atual período serve para que os membros da CPI façam complementações e apresentam sugestões, bem como retiradas”, disse.

Cabe lembrar que os pareceres e sugestões ao relatório final serão apresentados somente pelos vereadores que integram a CPI, são eles: Geraldo Stocco (PV), Leandro Bianco (Republicanos) e Léo Farmacêutico (União Brasil), que são membros da comissão. Guilherme Mazer também poderá fazer apontamentos ao relatório de Joce Canto.

A reportagem conversou com Joce Canto, relatora da CPI. Ela disse que a comissão atuou com total responsabilidade técnica ao longo de seus trabalhos, buscando sempre a apuração precisa dos fatos, de forma imparcial e fundamentada. “O relatório tem como principal objetivo identificar os problemas enfrentados pela população, especialmente aqueles que motivaram a abertura da CPI, conforme detalhado no requerimento de sua implantação”, menciona Joce.

A vereadora destaca que a CPI se aprofundou na investigação das causas e consequências do racionamento de água e de outras falhas na prestação dos serviços, com o intuito de apresentar diagnósticos claros e objetivos.

“Mais do que apontar responsabilidades, o relatório busca oferecer subsídios e encaminhamentos que evitem a repetição de situações como as que foram enfrentadas recentemente pela população”, destaca. Por fim, Joce destaca o objetivo da atuação do inquérito. “A CPI da Sanepar reafirma, assim, seu papel de fiscalização e sua contribuição para a melhoria dos serviços públicos essenciais”, finaliza.

Cabe destacar que antes mesmo da CPI da Sanepar ser concluída, a comissão já resultou em projetos de lei, como o nº. 41/2025, que já foi aprovado pela Casa de Leis e prevê desconto proporcional na fatura de água da Sanepar aos consumidores de Ponta Grossa, em casos de interrupção na prestação de serviços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE