PUBLICIDADE

Projetos de Geraldo Stocco buscam fortalecer a causa feminina em PG

Vereador é autor de leis e projetos que tratam da causa feminina, desde incentivo ao esporte à reinserção de mães no mercado de trabalho

O vereador Geraldo Stocco (PV) durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal
O vereador Geraldo Stocco (PV) durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal -

A busca por ampliação dos direitos da mulher está entre as pautas defendidas pelo vereador Geraldo Stocco (PV). Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, Stocco foi à tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para destacar as ações do mandato em prol da causa feminina - ele é autor de leis que tratam da proteção de mulheres vítimas de agressão, além de ser responsável por projetos que versam sobre a empregabilidade de mães e o incentivo ao esporte feminino. 

A principal ação do mandato de Geraldo em prol das mulheres está na lei do Drink Emergência - o texto prevê a adoção de medidas protetivas das mulheres em casas de show, baladas, restaurantes e afins. Além disso, Stocco também é autor da lei que cria o selo Mulher Segura, focado em reconhecer as empresas que reconhecem e zelam pelos direitos das mulheres. 

"Essas são algumas das medidas focadas nos direitos da mulher que conseguimos aprovar no Legislativo. Ainda vivemos em uma sociedade muito injusta e desigual, especialmente no que diz respeito às oportunidades para homens e mulheres, na política e também na sociedade como um todo. Nosso mandato segue focado em defender esta causa", explica Geraldo.

Além das duas leis de Stocco que tratam do tema, há outros projetos do parlamentar em fase de tramitação que são focados na causa feminina. Um deles é o projeto de lei (PL 229/2022) que cria o programa "Empregue uma mãe", focado no reconhecimento de empresas locais que dão oportunidade para mulheres que foram mães recentemente poderem voltar ao mercado de trabalho. 

Outro projeto de Stocco (PL 328/2022) cria o programa de auxílio de mulheres portadoras de deficiência (PCD) que são vítimas de agressão familiar ou doméstica. "Esse projeto busca que uma mulher que não enxerga ou não ouve conte com o auxílio de uma profissional para relatar eventuais casos de violência ou abuso", conta Geraldo. O vereador lembra que a dificuldade na comunicação muitas vezes impede que mulheres consigam reportar casos do tipo.

Stocco também é autor de uma moção de sugestão legislativa que trata do incentivo ao Futebol Feminino, propondo a criação de campeonatos e torneios, além da concessão de espaços para o treinamento da modalidade. "A prática do futebol feminino ainda é muito restrita  em Ponta Grossa, essa sugestão prevê que o município possa ter um programa para incentivar o esporte feminino no nosso município", explica Stocco.

Reconhecimento das vereadoras

A Câmara Municipal de Ponta Grossa ainda é um espaço majoritariamente masculino: são poucas as mulheres que conseguiram se eleger e ocuparam uma cadeira no Legislativo. Como forma de reconhecimento da participação feminina na política, o Legislativo criará uma galeria de vereadores na história da cidade - a iniciativa foi tomada após uma sugestão de Geraldo. O vereador do PV apresentou uma emenda para que o espaço leve o nome de Cândida Braz, primeira vereadora de PG eleita em 1951. 

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE