Ponta Grossa
PG pode ultrapassar a marca de 415 mil habitantes em 2023
A informação foi revelada pela prefeita Elizabeth Schmidt na abertura da 40ª edição da Fesuva. O número estimado representa um aumento de 1/3 da população em relação ao último censo
Marcus Benedetti | 21 de janeiro de 2023 - 06:30

Durante a abertura da 40ª edição da Festa da Uva (Fesuva), a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) revelou que Ponta Grossa deve ultrapassar a marca dos 415 mil habitantes neste ano. A confirmação, entretanto, só deve acontecer no mês de março após divulgação dos números do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na prévia divulgada pelo IBGE em dezembro do ano passado, Ponta Grossa aparecia com população estimada de 391.654 mil habitantes.
No último censo oficial, realizado em 2010, o número de habitantes estimado era de 311.697. O crescimento neste período de 12 anos foi de 25,65%, baseado nos números apresentados na prévia. Já em comparação com o número esperado de 415 mil, revelado pela prefeita, a alta é de 33,01%, ou seja, um aumento de 1/3 do número de habitantes (103.300 pessoas a mais).
“Hoje eu levei todas as pessoas que estavam nesta abertura da Fesuva a refletir que a nossa cidade não é mais uma ‘cidadezinha’, é uma metrópole, com mais de 400 mil habitantes. Então, realmente temos que encarar todo esse desenvolvimento social em nossa cidade com profissionalismo”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) em entrevista ao Grupo aRede.
A prévia do Censo foi divulgada quando a pesquisa atingiu um número de 83,9% da população recenseada. Ou seja, o levantamento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa se baseia nos 16,1% restantes para chegar na marca dos 415 mil habitantes.
4º MAIOR DO PARANÁ
No Estado do Paraná, Ponta Grossa se mantém na quarta colocação mesmo com o anúncio da nova população estimada. No entanto, o município reduziu a diferença de população para Maringá e para Londrina. Se a prévia apontava uma diferença de 62.492 mil pessoas para Maringá (454,1 mil habitantes), houve uma redução de 23 mil pessoas, para 39.100. Em relação a Londrina, a diferença caiu ainda mais, reduzindo em 22,8 mil pessoas. Se a diferença era superior a 196 mil pessoas (588,1 mil), agora essa distância é de 173.125.
Em entrevista ao Grupo aRede na época do anúncio da prévia, a prefeita Elizabeth Schmidt comemorou os números do IBGE.
“São números que demonstram o quanto o crescimento de Ponta Grossa descolou do restante do Paraná e do Brasil, em termos demográficos e econômicos. A nossa cidade é a bola da vez em novos investimentos industriais. Essa renda a mais que passa a circular na cidade robustece o nosso setor de serviço e comércio. E tudo isso gera mais emprego, que atrai população migrante qualificada de outras cidades”, afirmou a gestora na ocasião.