PUBLICIDADE

Obras do Aeroporto Sant’ana devem começar em 10 dias

Segundo decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), a empresa Porto Berton volta a ser a responsável pelas obras e deve iniciar os trabalhos no aeroporto nas próximas semanas

As obras deverão ser realizadas em um prazo de 1 ano e oito meses e preveem diversas ampliações no local.
As obras deverão ser realizadas em um prazo de 1 ano e oito meses e preveem diversas ampliações no local. -

As obras do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant'Ana) devem iniciar dentro de 10 dias após um longo imbróglio na justiça envolvendo o processo licitatório do projeto. Uma reunião realizada na última terça-feira (29) com a Secretaria de Aviação Civil – SAC teve como assunto principal as ações a serem realizadas pela Prefeitura diante da decisão do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a vitória da empresa Porto Beton Ltda na licitação. Participaram da reunião a Prefeita Elizabeth Schmidt, o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, o Secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski ,e o Procurador Geral do Município, Gustavo da Matta.

Na reunião, ficou estabelecido que seriam tomadas, pelo município, as providências quanto a rescisão do contrato firmado com o Consórcio RAC, KOKOT e RAAA, bem como a realização do novo contrato com a Porto Beton Ltda (empresa que inicialmente havia vencido a licitação em 2021), para que esta possa já apresentar a atualização do cronograma de realização de projetos e execução da obra.

IMBRÓGLIO JURÍDICO

Em 2021, a construtora Porto Berton, do Rio Grande do Sul, venceria a licitação para fazer os projetos de ampliação e modernização do Aeroporto Sant’Ana. A proposta da empresa foi de R$ 32,1 milhões na época. Entretanto, a construtora foi desclassificada do certame após não apresentar um dos documentos exigidos pelo edital. Sendo assim, seguindo o devido processo, foi declarado vencedor o consórcio RAC/Kokot/RAAA, que ficou em segundo lugar, mas realizou a apresentação de todos os documentos necessários. A proposta do consórcio foi de R$ 33,87 milhões. 

Com a desclassificação, a Porto Berton entrou na justiça e conseguiu uma liminar para impedir o início das obras. Agora, o TCU reviu a decisão da Prefeitura de Ponta Grossa e determinou que, apesar da não apresentação de um dos documentos no início do processo licitatório, a empresa que ofereceu a melhor proposta deveria ser a responsável pelas obras. 

Desta forma, a Porto Berton será responsável por executar a construção de um novo terminal de passageiros, realizar a ampliação do pátio das aeronaves, a construção de uma nova taxiway e de um novo estacionamento. O prazo determinado no edital de licitação prevê que as obras sejam executadas e os serviços realizados no prazo de 600 dias (um ano e oito meses), válidos a partir do momento que a empresa receber a ordem de serviço. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE