PUBLICIDADE

Implementação de programas deve melhorar serviços na saúde

Os programas têm como principal intuito a qualificação da atenção primária e especializada, garantindo atendimento básico para os pacientes e acesso à atenção especializada nos casos em que haja necessidade.
Os programas têm como principal intuito a qualificação da atenção primária e especializada, garantindo atendimento básico para os pacientes e acesso à atenção especializada nos casos em que haja necessidade. -

Os programas têm como principal intuito a qualificação da atenção primária e especializada, garantindo atendimento básico para os pacientes e acesso à atenção especializada nos casos em que haja necessidade.

O Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), o PlanificaSUS e o Previne Brasil devem melhorar o atendimento à saúde na região. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde) e a 3ª Regional de Saúde estiveram debatendo a implementação dos programas. “Todos eles convergem entre si. São estratégias que vêm a se complementar”, explica a diretora do Consórcio Pâmella Costa.

O Qualicis deve ser implementado no próximo mês. “Já realizamos a assinatura do convênio e vamos iniciar o atendimento das Linhas Guia”, adianta a diretora. Conforme a tutora regional do PlanificaSUS, Mathilde Garcias da Luz, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos doze municípios que a compõem, e o Consórcio, vão trabalhar no modelo das Redes de Atenção à Saúde. “O usuário receberá atendimento, além dos médicos, também de uma equipe multiprofissional que vai elaborar um Plano de Cuidado que será complementado e monitorado pela Atenção Primária do município de origem”, esclarece. 

O PlanificaSUS é outro programa de educação permanente, que visa organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Ambulatorial Especializada (AAE) e Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. Em cada Regional, uma linha prioritária foi escolhida. Na 3ª, foi a de hipertensão e diabetes. “Sobre o Planifica, discutimos as funções da Atenção Especializada. Já realizamos o mapeamento da região de Saúde, pactuacão com os municípios, conhecimento das subpopulacões alvo e carteira de serviços. O processo de monitoramento e avaliação é constante no PlanificaSUS, para garantir a qualidade e acesso das pessoas aos serviços de saúde”, destaca a tutora regional.

Conforme a assistente social e tutora regional da Atenção Primária à Saúde (APS) no PlanificaSUS, Luciana Querino, o trabalho com a Planificação da Atenção à Saúde vem consolidar o trabalho em Rede. “Nossa região só tem a ganhar com a qualificação e organização dos processos de trabalho”, avalia.

O Previne Brasil, que também esteve na pauta da reunião entre Consórcio e Regional, é um programa do Governo Federal que monitora e avalia os dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Com base nesses dados são realizadas as transferências para estados e municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

BOLA