Empresários de PG pedem a volta do horário de verão

Empresários solicitam o retorno do horário brasileiro de verão, por considerarem benéfica para a retomada e econômica do país

Empresários de Ponta Grossa pedem para que o governo brasileiro reconsidere o retorno do horário de verão. A revisão da decisão tomada há três anos seria benéfica para a retomada econômica, sobretudo de setores como bares, restaurantes e turismo

De acordo com Daniel Wagner, Diretor de Turismo da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a volta do horário do horário de verão proporcionaria mais faturamento para muitos estabelecimentos e injetaria dinheiro na economia do município. Outros motivadores à volta do horário de verão seriam o impulsionamento nos parques municipais, bem como a economia de energia em meio a uma crise energética que preocupa o empresariado.

Os bares e restaurantes seriam um dos principais setores que seriam beneficiados com esta revisão, explica Wagner. Os estabelecimentos foram um dos que mais sofreram com a pandemia nos últimos meses, e a mudança de horário acrescentaria receita a estes locais que tiveram o faturamento afetado por mais de um ano, argumenta o diretor da ACIPG. “Seria um grande incentivo porque o setor de bares e restaurantes foi muito afetado pela pandemia. Os estabelecimentos tiveram prejuízos enormes, muitos fecharam as portas, e mais de 70% deles têm dívidas, precisam demais de qualquer oportunidade de faturamento. E o entendimento é que o horário de verão dá essa oportunidade, proporciona a percepção de que o dia é mais longo, as pessoas saem do trabalho, poderiam ir para um restaurante, um bar, e esse consumo poderia gerar até 30% de faturamento a mais”, analisa Daniel Wagner. “Além disso, aqui em Ponta Grossa os estabelecimentos estão com limitação de público, então o horário aumentaria o período que teriam clientela. Estes estabelecimentos vão gerar emprego, renda, faturamento, e as pessoas estão dispostas a gastar”, complementa o diretor da ACIPG.

Com relação aos parques turísticos da região, o argumento do empresariado a favor da volta do horário de verão é que a mudança significaria um período maior de funcionamento para estes locais, e consequentemente, atrairia mais visitantes à região. “Os parques turísticos poderiam alterar seus horários de funcionamento. O Parque Vila Velha, por exemplo, hoje tem o último horário às 15 horas, e com horário de verão poderiam esticar o funcionamento até às 16 horas, 16h30. Com isso, mais pessoas poderiam frequentar o parque, consequentemente o desenvolvimento econômico acaba sendo favorecido, não somente ao parque, mas para toda cidade, mais pessoas viriam pra cidade, transferindo dinheiro para nossa economia”, explica Wagner.

A volta do horário de verão também poderia representar um alívio no gasto de energia, algo que vem preocupando a todos em decorrência da crise hídrica no país nos últimos meses. “O argumento para o fim do horário de verão é de que ele pouco contribui com a economia de energia, mas diante do cenário que se encontra, qualquer forma de economizar já iria ajudar”, alega.

O Diretor de Turismo da ACIPG ressalta que o pedido de revisão a respeito do horário de verão vem sendo discutido por diversos empresários de diferentes regiões do país, incluindo conversas com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, em busca de possibilidades para o retorno da mudança de horário. “É uma pauta importante, focando na recuperação econômica, que vai ajudar a muitas pessoas, não vemos motivos para não fazer, e a gente está fazendo eco em um movimento que faz todo sentido”, finaliza Daniel Wagner.

Cantor ponta-grossense lança nova música

Cantor ponta-grossense lança nova música ...

Confira 3 dicas para fazer intercâmbio na Holanda

Confira 3 dicas para fazer intercâmbio na Holanda ...

Mesmo fora da onda de calor, PR terá dias quentes

Mesmo fora da onda de calor, PR terá dias quentes ...

Jovem executado em casa nesta sexta é identificado

Jovem executado em casa nesta sexta é identificado ...

PG vai vacinar 35 mil crianças contra a covid-19 em PG

PG vai vacinar 35 mil crianças contra a covid-19 em PG ...

PG tem aumento de 60% nos testes do coronavírus

PG tem aumento de 60% nos testes do coronavírus ...

MM auxilia ciclista que percorre o mundo sobre duas rodas

MM auxilia ciclista que percorre o mundo sobre duas rodas ...

Alta no diesel pressiona valor da tarifa no transporte público

Alta no diesel pressiona valor da tarifa no transporte público ...

Árbitros de PG contam sobre 'perrengues' nos gramados

Árbitros de PG contam sobre 'perrengues' nos gramados ...

ANTT informa TCU sobre riscos em novo contrato do pedágio

ANTT informa TCU sobre riscos em novo contrato do pedágio ...

Paranaprevidência encerra 2021 com R$ 7,2 bilhões em ativos

Paranaprevidência encerra 2021 com R$ 7,2 bilhões em ativos ...

O que fazer na saúde para termos um 2022 mais tranquilo?

O que fazer na saúde para termos um 2022 mais tranquilo? ...

Malha ferroviária do PR fomenta aportes da Bunge e Cargill

Malha ferroviária do PR fomenta aportes da Bunge e Cargill ...

Arapoti entrega obras de pavimentação nos bairros

Arapoti entrega obras de pavimentação nos bairros ...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

REDES SOCIAIS