UEPG e Secc-PR disponibilizam bolsas de qualificação

Cerca de 12 mil trabalhadores da área cultural serão contemplados

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (Secc-PR), abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições para o Programa Bolsa-Qualificação Cultural Para Trabalhadores e Trabalhadores da Cultura no Paraná. O Programa tem o objetivo de incentivar o processo de formação e garantir necessários para participação em editais e ações da Secc. Considerado pela Secretaria como o maior e mais completo programa de qualificação cultural do país, o Programa qualificará 12 mil trabalhadores da cultura do Paraná. As inscrições seguem abertas até 30 de setembro.

O projeto será executado pela UEPG, por meio do acompanhamento e assessoramento técnico, pedagógico e operacional de facilitadores contratados pela Universidade. Carlos Willians Jaques Morais, coordenador geral do Programa na UEPG, explica que a Universidade já oferece cursos na área, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). “Mediante a tantas experiências formativas e parcerias com outros órgãos do Estado, firmamos a oferta desse Programa”, conta. Segundo Carlos, a parceria será a oportunidade de realizar um trabalho em rede com todos os trabalhadores do setor cultural do Estado, além de possibilitar um mapeamento das linguagens artísticas no Paraná. “O trabalho de diálogo e abertura da gestão da Universidade, com os diversos setores da sociedade, faz com que essas parcerias se materializem em oferta de cursos de excelência e em melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completa.

Para o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, o fato da Universidade ser a instituição escolhida para ofertar o Programa Bolsa-Qualificação demonstra o compromisso com a cultura no Paraná e do Brasil. “Uma história construída, entre tantas outras ações, pelo Fenata – Festival Nacional de Teatro, que já tem quase 50 anos”. A Superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destaca que a contrapartida do artista no Programa é participar das aulas, nas quais ele irá ganhar mais conhecimento. “Principalmente no que se refere à questão de aprender a trabalhar com as leis de fomento à cultura. Esse foi um gargalo de conhecimento que temos identificado com frequência, dessa forma estamos desenvolvendo ações de cultura para o futuro”, salienta.

Segundo Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os promotores de cultura, além de receber formação durante o período, terão direito à uma bolsa. “Esta formação é possível pela parceria com a UEPG. Isto atende a uma diretriz do nosso Governador, de que nossas Universidade sirvam cada vez mais para execução das políticas públicas do Estado e da sociedade como um todo”, completa.

Sobre o programa

O contemplado receberá R$ 3 mil (em 3x de R$ 1 mil), para assistir aulas divididas em 3 módulos de 40 horas. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil. Os cursos oferecidos são da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. As aulas acontecerão na modalidade Ensino à Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar material impresso à UEPG. Podem se inscrever trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, que residam no Paraná, com idade mínima de 18 anos e atuação comprovada na área de, no mínimo, dois anos. “Os bolsistas deverão obrigatoriamente acompanhar as aulas de qualificação em políticas públicas de incentivo à Cultura, referentes às suas áreas de atuação”, adiciona Carlos Willians. A distribuição das vagas é proporcional à população de cada macrorregião.

As inscrições acontecem por meio do link: u.uepg.br/bolsacultura

Saúde dos adolescentes é colocada em perigo

Saúde dos adolescentes é colocada em perigo...

Capa da edição desta sexta-feira (17/09/2021) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (17/09/2021) do JM...

Prefeitura de PG realiza Sine Comunidade no Gralha Azul

Prefeitura de PG realiza Sine Comunidade no Gralha Azul...

Postos poderão demitir frentistas para conter alta da gasolina

Postos poderão demitir frentistas para conter alta da gasolina...

Lesão grave pode tirar Jean Carlo da Série B

Lesão grave pode tirar Jean Carlo da Série B...

Reflexões sobre o péssimo hábito de viver se comparando aos outros

Reflexões sobre o péssimo hábito de viver se comparando aos outros...

Ratinho exalta crescimento de PG e destaca a força econômica

Ratinho exalta crescimento de PG e destaca a força econômica...

Prefeita Elizabeth projeta futuro promissor para Ponta Grossa

Prefeita Elizabeth projeta futuro promissor para Ponta Grossa...

Desfile simbólico marca o aniversário de Ponta Grossa

Desfile simbólico marca o aniversário de Ponta Grossa...

'PG Competitiva' aborda o crescimento do setor imobiliário

'PG Competitiva' aborda o crescimento do setor imobiliário...

Investimento no Lago de Olarias garante conforto e lazer

Investimento no Lago de Olarias garante conforto e lazer...

Vereadores exaltam papel do legislativo no progresso de PG

Vereadores exaltam papel do legislativo no progresso de PG...

‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto

‘PG é uma cidade rara de encontrar’, diz Sanches Neto...

Apoio da CCR RodoNorte moderniza infraestrutura de PG

Apoio da CCR RodoNorte moderniza infraestrutura de PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS