Encontro Casais com Cristo comemora 50 anos

‘Encontros com Maria’ marcam o jubileu                  

Com os eventos presenciais suspensos devido à pandemia causada pelo Covid 19, os integrantes do Encontro de Casais com Cristo comemoram os 50 anos de fundação do grupo de maneira virtual. Fundado pelo padre brasileiro Alfonso Pastore como ‘serviço escola’ da Igreja Católica, em 18 de abril de 1970, o ECC trabalha em favor da evangelização das famílias, voltado, especialmente, para casais sacramentados e afastados, buscando sua inserção pastoral. Uma das ações festivas do jubileu tem sido os ’12 Encontros com Maria’, realizados desde julho. Nesta quinta-feira (24), o encontro acontece na Paróquia São Roque, em Ventania.

De acordo com Odair Lemes, que junto com a esposa Márcia Robles Lemes responde pela coordenação diocesana do ECC, os ‘12 Encontros com Maria’ foi idealizado para que os casais participassem do Santo Terço cantado, organizado pelos integrantes e transmitido pelo Facebook das 12 paróquias onde o ECC está instalado. “Nestes 50 anos de fundação, pretendíamos várias atividades; algumas aconteceram a nível paroquial, outras não foram possíveis. Ficamos restritos às pequenas ações, embora, em várias paróquias, antes da pandemia, o jubileu estivesse sendo comemorado de uma forma muito forte, com a ajuda dos diretores espirituais”, comenta o coordenador.

O primeiro ‘Encontro com Maria’ ocorreu no Santuário Nossa Senhora das Brotas, da Paróquia Menino Deus, em Piraí do Sul. Na sequência, foram realizados nas paróquias Sant’Ana, de Castro; Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro; Imaculada Conceição, em Carambeí; e Bom Jesus e São Judas Tadeu, em Ponta Grossa. Neste dia 24, aconteceria na Paróquia São Roque, em Ventania. Em outubro, dia 1º, o ‘Encontro com Maria’ será na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, e, no dia 12, na Paróquia São Sebastião/Santuário Nossa Senhora Aparecida, ambas em Ponta Grossa. “Ainda falta confirmar as datas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, e da Menino Jesus, em Guamiranga”, acrescenta Lemes, citando que, em cada encontro foi feita uma motivação.

Segundo Lemes, o ECC realiza alguns eventos em datas importantes, como este ano, ano do jubileu, e em momentos que antecedem os congressos Regional e Nacional. Neste período, são realizadas missas especiais. Deste o início deste ano, os casais realizaram, em parceria com a Pastoral Familiar, lives na Semana da Família, organizaram uma carreata ainda dentro da Semana, em Carambeí, e auxiliaram na arrecadação de alimentos para a Casa do Menor Irmãos Cavanis. “São ações a nível paroquial, visto que a maioria dos casais está engajado nas pastorais. É um braço do ECC junto às pastorais. A força do ECC consiste bastante na formação e no auxílio às pastorais”, explica o coordenador.

ECC

Na Diocese de Ponta Grossa, o Encontro de Casais com Cristo existe há 22 anos. A essência do ECC é a espiritualidade. O processo compreende três etapas: a primeira é o ‘encontro’, onde se convida os casais, através de uma catequese, para participar da vida sacramental e pastoral da paróquia; a segunda, é ‘setorial’, que abrange os Setores da Diocese e estimula os casais a se engajarem nas pastorais paroquiais, doando seus dons; e, a terceira etapa é ‘diocesana’ e desperta para as atividades nas pastorais sociais.

Em 12 paróquias da diocese está instalado o ECC, que foi iniciado por dez casais da Paróquia São Judas Tadeu, de Castro, depois de trazerem a novidade de Ibiporã (PR), em 1998. Todas as paróquias têm uma equipe dirigente e um diretor espiritual. O Conselho Diocesano é formado pelo diretor espiritual (padre.Roberval Mulhstedt), pelo casal coordenador diocesano e cinco casais dos Setores da diocese. Em 2019, 173 casais fizeram a primeira etapa na Diocese.

“80% dos casais se engajam nas pastorais e, desses, 30% têm compromisso com a justiça social, ou seja, são despertados para a necessidade de trabalhar com os menos favorecidos nas pastorais. Geralmente, em ações ligadas à dependência do alcoolismo, junto a idosos, crianças e adolescentes. Através do serviço ECC tivemos muitos testemunhos de conversão, inserção nas pastorais, lideranças nas paróquias e mais compreensão na vida familiar e comunitária”, detalha Odair Lemes.

Informações Assessoria de Imprensa

GM flagra venda de droga ‘no cartão’ em bairro de PG

GM flagra venda de droga ‘no cartão’ em bairro de PG...

As escolas e a hora da retomada

As escolas e a hora da retomada...

Blitz educativa da PRE aborda mais de 480 veículos

Blitz educativa da PRE aborda mais de 480 veículos...

Polícia Civil encontra foragidos da Justiça em Piraí do Sul

Polícia Civil encontra foragidos da Justiça em Piraí do Sul...

Palmeira registra terceiro óbito por Covid-19

Palmeira registra terceiro óbito por Covid-19...

Homem leva facada no peito e fica em estado grave

Homem leva facada no peito e fica em estado grave...

PM recupera dez celulares furtados em loja de Arapoti

PM recupera dez celulares furtados em loja de Arapoti...

Homem agride a esposa com taco de sinuca em PG

Homem agride a esposa com taco de sinuca em PG...

Pelotão de Choque flagra rapaz com arma e munições

Pelotão de Choque flagra rapaz com arma e munições...

A campanha é deflagrada

A campanha é deflagrada...

Número de empresas em atividade atinge 100% em PG

Número de empresas em atividade atinge 100% em PG...

Morre Alberto Silveira, pai de Elizabeth Schmidt, aos 93 anos

Morre Alberto Silveira, pai de Elizabeth Schmidt, aos 93 anos...

Cerâmicas italianas são estrelas de nova campanha do Muffato

Cerâmicas italianas são estrelas de nova campanha do Muffato...

Garupa de mototáxi é preso pela GM com 9 kg de drogas

Garupa de mototáxi é preso pela GM com 9 kg de drogas...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS