PUBLICIDADE

Encontro Casais com Cristo comemora 50 anos

‘Encontros com Maria’ marcam o jubileu

O ECC trabalha em favor da evangelização das famílias, voltado, especialmente, para casais sacramentados e afastados, buscando sua inserção pastoral.
O ECC trabalha em favor da evangelização das famílias, voltado, especialmente, para casais sacramentados e afastados, buscando sua inserção pastoral. -

‘Encontros com Maria’ marcam o jubileu                  

Com os eventos presenciais suspensos devido à pandemia causada pelo Covid 19, os integrantes do Encontro de Casais com Cristo comemoram os 50 anos de fundação do grupo de maneira virtual. Fundado pelo padre brasileiro Alfonso Pastore como ‘serviço escola’ da Igreja Católica, em 18 de abril de 1970, o ECC trabalha em favor da evangelização das famílias, voltado, especialmente, para casais sacramentados e afastados, buscando sua inserção pastoral. Uma das ações festivas do jubileu tem sido os ’12 Encontros com Maria’, realizados desde julho. Nesta quinta-feira (24), o encontro acontece na Paróquia São Roque, em Ventania.

De acordo com Odair Lemes, que junto com a esposa Márcia Robles Lemes responde pela coordenação diocesana do ECC, os ‘12 Encontros com Maria’ foi idealizado para que os casais participassem do Santo Terço cantado, organizado pelos integrantes e transmitido pelo Facebook das 12 paróquias onde o ECC está instalado. “Nestes 50 anos de fundação, pretendíamos várias atividades; algumas aconteceram a nível paroquial, outras não foram possíveis. Ficamos restritos às pequenas ações, embora, em várias paróquias, antes da pandemia, o jubileu estivesse sendo comemorado de uma forma muito forte, com a ajuda dos diretores espirituais”, comenta o coordenador.

O primeiro ‘Encontro com Maria’ ocorreu no Santuário Nossa Senhora das Brotas, da Paróquia Menino Deus, em Piraí do Sul. Na sequência, foram realizados nas paróquias Sant’Ana, de Castro; Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro; Imaculada Conceição, em Carambeí; e Bom Jesus e São Judas Tadeu, em Ponta Grossa. Neste dia 24, aconteceria na Paróquia São Roque, em Ventania. Em outubro, dia 1º, o ‘Encontro com Maria’ será na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, e, no dia 12, na Paróquia São Sebastião/Santuário Nossa Senhora Aparecida, ambas em Ponta Grossa. “Ainda falta confirmar as datas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, e da Menino Jesus, em Guamiranga”, acrescenta Lemes, citando que, em cada encontro foi feita uma motivação.

Segundo Lemes, o ECC realiza alguns eventos em datas importantes, como este ano, ano do jubileu, e em momentos que antecedem os congressos Regional e Nacional. Neste período, são realizadas missas especiais. Deste o início deste ano, os casais realizaram, em parceria com a Pastoral Familiar, lives na Semana da Família, organizaram uma carreata ainda dentro da Semana, em Carambeí, e auxiliaram na arrecadação de alimentos para a Casa do Menor Irmãos Cavanis. “São ações a nível paroquial, visto que a maioria dos casais está engajado nas pastorais. É um braço do ECC junto às pastorais. A força do ECC consiste bastante na formação e no auxílio às pastorais”, explica o coordenador.

ECC

Na Diocese de Ponta Grossa, o Encontro de Casais com Cristo existe há 22 anos. A essência do ECC é a espiritualidade. O processo compreende três etapas: a primeira é o ‘encontro’, onde se convida os casais, através de uma catequese, para participar da vida sacramental e pastoral da paróquia; a segunda, é ‘setorial’, que abrange os Setores da Diocese e estimula os casais a se engajarem nas pastorais paroquiais, doando seus dons; e, a terceira etapa é ‘diocesana’ e desperta para as atividades nas pastorais sociais.

Em 12 paróquias da diocese está instalado o ECC, que foi iniciado por dez casais da Paróquia São Judas Tadeu, de Castro, depois de trazerem a novidade de Ibiporã (PR), em 1998. Todas as paróquias têm uma equipe dirigente e um diretor espiritual. O Conselho Diocesano é formado pelo diretor espiritual (padre.Roberval Mulhstedt), pelo casal coordenador diocesano e cinco casais dos Setores da diocese. Em 2019, 173 casais fizeram a primeira etapa na Diocese.

“80% dos casais se engajam nas pastorais e, desses, 30% têm compromisso com a justiça social, ou seja, são despertados para a necessidade de trabalhar com os menos favorecidos nas pastorais. Geralmente, em ações ligadas à dependência do alcoolismo, junto a idosos, crianças e adolescentes. Através do serviço ECC tivemos muitos testemunhos de conversão, inserção nas pastorais, lideranças nas paróquias e mais compreensão na vida familiar e comunitária”, detalha Odair Lemes.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE