PUBLICIDADE

CREF9/PR participa de audiência pública em PG

Reunião teve palestras e discussão sobre criação de políticas públicas envolvendo Profissionais de Educação Física

As palestras serviram como linha condutora para fundamentar o debate dos presentes
As palestras serviram como linha condutora para fundamentar o debate dos presentes -

Reunião teve palestras e discussão sobre criação de políticas públicas envolvendo Profissionais de Educação Física

O Conselho Regional de Educação da 9ª Região – Estado do Paraná (CREF9/PR) participou das discussões da Audiência Pública da Câmara ‘Esporte, Lazer, Educação Física e Saúde no Município de Ponta Grossa: Caminhos possíveis’. A reunião aconteceu no auditório do Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na segunda-feira (2), às 19h.

O CREF9/PR e seu presidente foram representados pelo conselheiro Moacir Avila de Matos Júnior, que ministrou a palestra ‘O Futuro do Profissional de Educação Física’ e abriu as discussões da reunião. A audiência foi realizada pelo vereador Pietro Arnaud, e contou com a palestra sobre o cenário esportivo de Ponta Grossa, do professor Carlos Mauricio Zaremba, e a palestra sobre a questão orçamentária da Secretaria Municipal de Esportes (Semesp) no município, do professor Carlos Henrique Pedroso.

As palestras serviram como linha condutora para fundamentar o debate dos presentes. Com o público formado majoritariamente por Profissionais e acadêmicos de Educação Física, a audiência teve como resultado as moções de repúdio à nomeação de pessoas não formadas ao cargo de Secretário de Esportes e ao não comparecimento do atual Secretário de Esportes de Ponta Grossa, Marco Antonio Macedo, no evento; e a criação de uma comissão para debater políticas públicas para o esporte e de uma frente parlamentar em defesa do esporte e do profissional de Educação Física em Ponta Grossa.

O conselheiro do CREF9/PR destaca a importância da participação do conselho em atividades que beneficiam os Profissionais de Educação Física na região. “A participação do Conselho é importante porque ele tende a buscar a participação efetiva de bons profissionais atuando junto a sociedade. Por conta disso ele também deve se responsabilizar pelas ações que podem engrandecer e fortalecer a educação física e sua prática na sociedade”, explica Moacir.

Responsável por convocar a audiência pública da Câmara de Vereadores, o vereador Pietro Arnaud afirma que a discussão valoriza os Profissionais de Educação Física. “Essa discussão da política pública da Educação Física não tem que surgir de pessoas que não são ligadas à área, por isso aprovamos algumas moções de repúdio, por exemplo o diretor da Semesp ser uma pessoa que não é formada em Educação Física. O que nós observamos é que uma forma de valorizar o Profissional é fazer com que essa política pública passe por ele”.

Representante da UEPG no debate, o professor Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, comemora a possibilidade da instituição em contribuir para a formação de políticas públicas através das estruturas e cursos. “Trazer essa reflexão para cá é uma possibilidade de aproximar a universidade, que é um centro intelectual. Nós temos programas que discutem essa questão, alunos de mestrado e doutorado, que podem dar uma forte contribuição efetiva”, afirma.

Responsável por apresentar dados orçamentários da Prefeitura de Ponta Grossa, Carlos Henrique Pedroso, explica que entender como funciona a verba alocada para o esporte no município permitirá pensar as políticas a longo prazo. “Esse momento foi bem importante, a gente entende a dificuldade de gerir uma secretaria sem os recursos apropriados, mas acho que sendo da área da Educação Física e do esporte, buscar alternativas para que isso venha a crescer a curto e médio prazo, para ai sim desenvolver políticas públicas”, avalia.

O professor Carlos Mauricio Zaremba afirma que, para além dos dados apresentados sobre o esporte em Ponta Grossa, as discussões trazidas pelo público são o principal resultado da audiência. “O mais importante de tudo é o que foi discutido depois das falas, ficou claro que o esporte de Ponta Grossa teve vários momentos durante os últimos 30 anos e várias legislações foram feitas nessa época, e infelizmente não foram feitas as adaptações para as novas realidades. A fala é para despertar essa discussão e para que possamos ter uma força e aparecermos no cenário político”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE