Política
Imbituva garantiu cerca de R$ 75 milhões em recursos do Estado
Entre as principais conquistas estão os R$ 25 milhões para o Hospital Municipal e R$ 13 milhões para a pavimentação da Vila Brasil
João Bobato | 24 de junho de 2026 - 05:00
O Governo do Estado já destinou R$ 75 milhões para projetos e obras em Imbituva. A informação foi destacada pelo deputado estadual Artagão Junior nesse domingo (21), em encontro com o prefeito Bertoldo Rover e o vice Dirceu Camargo.
"Estive em Imbituva participando da tradicional Festa da Comunidade São João Batista do Lontrão, um momento especial de união e confraternização entre as famílias da nossa região. Tive a alegria de estar ao lado do prefeito Bertoldo Rover, do vice-prefeito Dirceu Camargo e do ex-vice-prefeito Nilo Stadler, conversando com a população e prestigiando essa importante celebração da comunidade", conta o parlamentar.
Em sua fala, Artagão destaca os investimentos do Governo do Estado no município. "Aproveitamos a oportunidade para prestar contas do trabalho que estamos realizando em parceria com o município e com o governador Ratinho Júnior. Juntos, já garantimos quase R$ 75 milhões em investimentos para Imbituva."
Entre as principais conquistas estão os R$ 25 milhões para o Hospital Municipal, R$ 13 milhões para a pavimentação da Vila Brasil, R$ 10 milhões para o recape sobre pedra irregular, R$ 10 milhões do programa Asfalto Novo, Vida Nova, R$ 5,2 milhões para recape asfáltico, R$ 3,7 milhões em máquinas e equipamentos, R$ 2,4 milhões para iluminação pública, R$ 1,9 milhão para uma nova creche e R$ 1,3 milhão para a clínica de fisioterapia. "Além de muitos outros investimentos que ajudam a melhorar a vida da nossa população", afirma Artagão.
Em sua fala, o deputado agradeceu a todos do município pela recepção. "Meu agradecimento à comunidade do Lontrão pelo carinho e pela recepção. Seguimos trabalhando com diálogo, parceria e compromisso para levar cada vez mais desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para Imbituva", conclui.
Por fim, o prefeito Bertoldo Rover agradeceu o apoio do Governo do Estado. "Quero agradecer especialmente ao Governo do Estado pelo apoio essencial a esses projetos. Garantindo mais dignidade e qualidade de vida para todos", finaliza.
HOSPITAL MUNICIPAL
Com investimento de R$ 25,6 milhões, sendo R$ 12 milhões do Governo do Estado, a unidade hospitalar será a primeira do tipo no município, que possui uma população de 30 mil habitantes. A nova estrutura terá 2,9 mil metros quadrados, com 48 leitos e serviços de média complexidade, incluindo especialidades médicas como ortopedia.
O hospital representa um avanço significativo na saúde pública da região. Isso porque o município conta apenas com um Pronto Atendimento, o que limita a capacidade de resposta às necessidades da população local e faz com que haja uma sobrecarga no serviço, com tempos de espera prolongados e atendimento menos eficiente, especialmente em casos de emergência.
A unidade servirá como um centro de referência em saúde, atraindo profissionais qualificados e possibilitando a implementação de programas de prevenção e educação, reforçando a capacidade da comunidade de gerenciar sua própria saúde.
Além de fortalecer o atendimento público de saúde, o novo hospital também beneficiará os demais municípios da 4ª Regional de Saúde (Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Irati, que é a sede), em uma população estimada em 170 mil pessoas.
APOIO DO ESTADO
Para o ex-secretário de Estado da Saúde e deputado federal, Beto Preto, o novo hospital reduzirá o tempo de espera, ao passo que também oferecerá um cuidado mais abrangente e especializado aos moradores. “A cidade vai voltar a ter muitos atendimentos que hoje são feitos em outros hospitais. Terá porta de pronto-socorro, de maternidade, leitos e com equipamentos modernos”, afirmou.
“Estivemos há cerca de um ano lançando essa obra. Conseguimos colocar a licitação para rodar e agora damos a ordem de serviço para tirar esse hospital do papel e transformá-lo em realidade, cumprindo esse sonho de Imbituva”, complementou o secretário. “É uma obra de mais de R$ 20 milhões e também vamos investir em equipamentos e no enxoval do hospital, um aporte importante para a região Centro-Sul e Campos Gerais”. A expectativa é que mais R$ 9 milhões sejam investidos para equipar o futuro hospital.
RESUMO
Destinação de R$ 75 milhões: O deputado estadual Artagão Junior e o prefeito Bertoldo Rover destacaram que o Governo do Estado, em parceria com o governador Ratinho Júnior, já destinou quase R$ 75 milhões para investimentos em Imbituva.
Principais obras financiadas: Os recursos contemplam áreas essenciais como saúde (R$ 25 milhões para o Hospital Municipal e R$ 1,3 milhão para clínica de fisioterapia), infraestrutura urbana e pavimentação de ruas, além de iluminação pública e compra de maquinários.
Investimentos na educação e bem-estar: O pacote de verbas também inclui R$ 1,9 milhão para a construção de uma nova creche, visando garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população do município.
Com informações da assessoria de imprensa.