Política
Professor Careca defende reconhecimento e profissionalização da capoeira
Parlamentar se manifestou a favor da proposta durante a sessão desta segunda-feira (28)
Publicado por Kadu Mendes | 29 de abril de 2025 - 02:37

O vereador Professor Careca (PV) defendeu, nesta segunda-feira (28), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), o reconhecimento do exercício profissional da capoeira. Segundo o parlamentar, o exercício profissional da capoeira é de extrema importância na disseminação da cultura nos bairros, além da valorização dos profissionais que prestam serviços sociais nas comunidades.
Durante a comunicação parlamentar, o vereador Professor Careca, comentou sobre a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que aprovou o reconhecimento do exercício profissional da capoeira no início de abril. “Esse reconhecimento é muito importante, porque muitos professores de capoeira fazem trabalho social nos bairros, nas comunidades, nas escolas, e a partir desse projeto, se aprovado, poderão ter o seu reconhecimento profissional da forma que merecem”, disse o vereador.
O vereador ainda destaca a importância social por trás dessa aprovação, e da valorização do Mestre de Capoeira. “Como mestre de capoeira, sei da importância desse trabalho, de como lutamos para tirar as crianças do caminho errado, da ociosidade, com incentivo ao esporte e à cultura nos bairros. Além disso, com o reconhecimento da profissão, muitos professores poderão exercer suas atividades de forma regulamentada, podendo exigir direitos trabalhistas, pensando em melhores condições para aposentadoria no futuro”, afirmou Professor Careca.
SOBRE O PROJETO - De acordo com a proposta, ficam reconhecidos o exercício profissional da capoeira, bem como a declaração da atividade como ‘bem de natureza imaterial em todas as formas em que se manifesta’. O texto também dispõe sobre as competências necessárias para declaração do profissional enquanto Mestre de Capoeira e as qualificações profissionais relativas às atividades desempenhadas. A partir do projeto, a profissão capoeirista fica reconhecida nas modalidades esporte, luta, dança, cultura ou música.
TRAMITAÇÃO - A partir da aprovação do projeto de lei pela CCJ, que tramitou em caráter conclusivo, agora segue para aprovação do Senado Federal, a menos que haja pedido de recurso para que a votação seja encaminhada à Câmara dos Deputados.
Das assessorias