PUBLICIDADE

Região garante projetos estruturantes em parceria com a UEPG

Neste primeiro momento, a equipe irá atuar em nove projetos executivos de engenharia, com foco nas edificações públicas.

Municípios de Arapoti, Carambeí, Curiúva, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi devem ser os primeiros beneficiados
Municípios de Arapoti, Carambeí, Curiúva, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi devem ser os primeiros beneficiados -

O escritório de projetos de engenharia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentou nesta semana, na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a equipe que irá atuar no programa do Governo do Estado, o Projetek. Estiveram presentes no encontro as equipes técnicas dos municípios que apresentaram demandas estruturais, além dos técnicos da AMCG. Neste primeiro momento, a equipe irá atuar em nove projetos executivos de engenharia, com foco nas edificações públicas.

A equipe, além da coordenadora e professora Patrícia Kruger, contará com outros três engenheiros e três bolsistas. “Vamos atuar tecnicamente, visando obras econômicas, viáveis e rápidas”, esclarece a professora, lembrando que, caso as Prefeituras já contem com recursos previstos para as obras apontadas, os projetos serão “adequados”.

O programa objetiva atender as demandas de municípios de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes. “A UEPG ficou responsável pelos municípios que compreendem a AMCG. Vamos atender as demandas enviadas pela Associação”, conta Patrícia. Os projetos já enviados serão trabalhados concomitantemente pela equipe do Projetek. “Desde que o projeto foi apresentado, a equipe da Associação vem se empenhando para verificar as principais demandas dos municípios e encaminhá-las ao escritório", conta o engenheiro da AMCG, Lucas Araújo Hyckzy. “Não medimos esforços para envolver os municípios no Projetek”, acrescenta.

Apoio às cidades de menor porte

Para o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, os municípios pequenos, em sua grande maioria, apresentam dificuldade para elaboração de projetos, não conseguindo também manter um banco de projetos. “Com o Projetek podemos contar com uma ferramenta de apoio. Acredito que seja de grande importância aos municípios”, avalia, contando que Piraí será beneficiado com o projeto de uma creche neste primeiro momento.

Até agora, a equipe de engenharia da AMCG já enviou nove projetos. Os municípios de Arapoti, Carambeí, Curiúva, Ivaí, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi devem ser os primeiros beneficiados.

Entre as obras estão: Paços Municipais, Creches, Escola Integral, Centro de Informações Turísticas, Centro de Atendimento do Idoso, Centro de Reabilitação e Hidroterapia, e uma Unidade administrativa descentralizada. “Por enquanto estamos atuando com obras novas. Estamos avaliando se iremos realizar projetos de reformas”, conta a coordenadora do Projetek, destacando que a equipe já iniciou a pesquisa de legislação e documentações dos municípios.

Lançamento do projeto

O Projetek foi apresentado no mês de junho do último ano para a AMCG. “Foi nesta data a chamada pública que definiu as instituições participantes, levando em conta o projeto piloto realizado em Londrina”, recordou a professora da UEPG. No mês de dezembro, a Universidade lançou edital para o chamamento de bolsistas e em março a equipe foi composta.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE