Próximo governo de PG terá orçamento de R$ 1 bi

Cidadãos vão às urnas no próximo dia 15 de novembro. Cenário político conta com novos protagonistas

Ponta Grossa completa 197 anos de emancipação política nesta terça-feira (15) em meio a uma disputa política. Em pouco mais de 45 dias, a população princesina vai às urnas para escolher um novo(a) prefeito(a), um vice e também 19 vereadores. A disputa acontece em meio à pandemia da covid-19 e também diante de uma renovação do cenário político local - o próximo prefeito(a) ainda irá administrar um orçamento de R$ 1 bi na Prefeitura.

O grupo governista será representado pela Professora Elizabeth Schmidt (PSD) e Capitão Saulo (ainda sem partido confirmado). Vice-prefeita do atual gestor, Elizabeth já foi secretária de Cultura, passou pela pasta de Recursos Humanos e também já foi candidata a deputada federal em 2014. Ao lado de Elizabeth estará o estreante na vida pública, Capitão Saulo, responsável pelo Proerd em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. 

Por sua vez, há outros dois grupos de oposição que tem se mobilizado na cidade. Por um lado o empresário e ex-deputado estadual Marcio Pauliki (SD) reúne várias lideranças para disputar o comando do Palácio da Ronda - o partido de Pauliki fará a convenção nesta quarta-feira (16) para finalizar os detalhes. Entre os nomes cotados para ocupar o posto de vice no grupo de Pauliki está o ex-prefeito e ex-deputado federal, Otto Cunha (DEM).

Entre as novidades para o cenário político de 2020 está a união entre os grupos de Jocelito Canto (PSC) e Aliel Machado (PSB) - a reconciliação da dupla deu força à candidatura de Mabel Canto (PSC), atualmente deputada estadual. No grupo liderado por Mabel o posto de vice deve ficar com Pietro Arnaud (PSB), vereador de segundo mandato, experiente e fiel escudeiro de Aliel. A ‘dobradinha’ ainda será confirmada em convenção dos partidos envolvidos. 

Com o intuito de representar a direita, “liberal na economia e conservadores nos costumes”, Ricardo Zampieri (REPUBLICANO) busca viabilizar uma candidatura ao Palácio da Ronda. Vereador de primeiro mandato, Ricardo foi um dos primeiros a prestar apoio à candidatura do então nanico Jair Bolsonaro (sem partido) ainda em março de 2018. Zampieri ainda discute apoios e viabiliza o vice para a chapa. 

Representando o aspecto mais à esquerda do campo político estão as candidaturas do PSOL e do PT. Por sua vez, o PSOL aposta no nome de Professor Gadini, tendo como vice o também professor Lineu Kieras. Em 2016, Gadini já foi o candidato do PSOL na disputa pelo comando do Palácio da Ronda e conquistou uma votação considerável na estreia na vida pública. 

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) busca retomar o protagonismo de outrora com a candidatura do Professor Edson Armando, tendo como vice o  Pastor João Carlos Oliveira de Andrade (PCdoB). 

Câmara terá 19 vagas em jogo

Após muita polêmica nas votações que tratavam do tema, a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) diminuiu o número de vagas de 23 para 19 - em 2016, vários vereadores buscaram se eleger prometendo, justamente, diminuir o número de vagas na Câmara. Com isso, a eleição para vereador(a) deve ser ainda mais acirrada na cidade. O Legislativo Municipal terá boa parte dos atuais vereadores(as) buscando a reeleição, desta vez com os partidos sendo obrigados a terem chapas puras (sem coligações com outras legendas) na busca por vagas. Além disso, a pandemia (e o consequente distanciamento social), somada à crise econômica e a permissão de conteúdos impulsionados nas redes sociais também devem transformar a disputa por vagas no Legislativo princesino.

Influências externas

Haverá ainda na eleição influências externas, especialmente ligadas aos apoios do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). O apoio de Ratinho é tido como certo pelo grupo de Elizabeth Schmidt (PSD) que representa a continuidade do Governo, enquanto o apoio (formal ou informal de Bolsonaro) é cortejado por diferentes candidatos à Prefeitura.

Unimed Ponta Grossa chega a marca de 75 mil bene

Unimed Ponta Grossa chega a marca de 75 mil bene...

Transporte Coletivo retoma operação normal nesta quinta

Transporte Coletivo retoma operação normal nesta quinta...

Desafios profissionais devem ser estimulados na educação infantil

Desafios profissionais devem ser estimulados na educação infantil...

PG inicia imunização contra a Covid para novo público alvo

PG inicia imunização contra a Covid para novo público alvo...

Fazenda divulga novo calendário do IPVA 2021

Fazenda divulga novo calendário do IPVA 2021...

Cinco passos para a modernização da logística no Brasil

Cinco passos para a modernização da logística no Brasil...

Governo abre possibilidade de parcelamento do ICMS

Governo abre possibilidade de parcelamento do ICMS...

Com nove mortes nesta quarta, PG supera 400 óbitos

Com nove mortes nesta quarta, PG supera 400 óbitos...

Brasil bate recorde ao registrar 1.910 mortes nesta quarta-feira

Brasil bate recorde ao registrar 1.910 mortes nesta quarta-feira...

Seguem proibidos cortes de luz, água e gás durante a pandemia

Seguem proibidos cortes de luz, água e gás durante a pandemia...

Transporte rodoviário tem novo piso mínimo de frete

Transporte rodoviário tem novo piso mínimo de frete...

Alagados tem peixes afetados por agrotóxicos banidos

Alagados tem peixes afetados por agrotóxicos banidos...

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (03-03)

Confira a Coluna RC desta quarta-feira (03-03)...

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (03/03)

Confira seu horóscopo para esta quarta-feira (03/03)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS