PUBLICIDADE

Decreto amplia horário de abertura do comércio em PG

Decreto foi assinado nesta terça-feira
Decreto foi assinado nesta terça-feira -

Lojas do comércio de rua agora podem abrir das 9h às 17 horas. Escalonamento e medidas de prevenção ao coronavírus são mantidas

A prefeitura de Ponta Grossa decidiu ampliar, em duas horas, o horário de atendimento das lojas do comércio no município. No Diário Oficial desta terça-feira (2), o Decreto de Número 17.360 autoriza o funcionamento das lojas de rua no horário das 9h às 17 horas – desde que o comércio foi reaberto, na primeira quinzena de abril, o atendimento só é autorizado das 10h às 16 horas. O decreto, porém, mantém a abertura escalonada, como vem sendo feito há quase dois meses. A novidade já é válida a partir deste dia 2.

O decreto, assinado pelo prefeito Marcelo Rangel e pelo procurador geral do município, João Paulo Deschk, alerta ainda que todas as medidas de cuidado e prevenção ao novo coronavírus devem ser mantidos, como o uso de máscaras, álcool em gel e as demais regras de prevenção ao Covid-19 tratadas nos decretos precedentes.

Como descrito no decreto, pela abertura escalonada, a maior parte dos setores poderão abrir apenas duas vezes por semana, como lojas de móveis e eletrodomésticos (apenas segunda e quintas) e lojas de calçados e confecções (apenas terças e sextas). As lojas não autorizadas a abrirem nesses dias, podem atender ao público, porém de portas fechadas, sendo o atendimento agendado. Além de buscar evitar a aglomeração em estabelecimentos, a medida também tem o objetivo que não haja o acúmulo de pessoas no transporte coletivo.

A informação da ampliação do horário de atendimento foi revelada na manhã desta terça-feira pelo prefeito durante o programa Nilson de Oliveira. Segundo ele, com mais horas disponíveis para fazer as compras, a tendência esperada pelo governo municipal é que o número de clientes dentro de cada estabelecimento caia com a ampliação no horário.

“Não estamos afrouxando medidas que possam colocar a cidade em risco, estamos melhorando medidas que já deram certo”, esclareceu o chefe do Executivo. Ele garantiu que as equipes da Prefeitura estudam melhorias no funcionamento do comércio há mais de duas semanas e a principal conclusão para melhorar o fluxo na cidade seria aumentar o horário de abertura das lojas. “Isso vai facilitar bastante nosso controle e não vai alterar em nada”, garante Rangel.

Outras áreas

O prefeito também explicou que há outras situações em que ainda não há consenso e que se mostram desafios para as gestões municipais. “Temos que voltara a estudar com outros projetos e planejamentos, principalmente setores mais complicados do ponto de vista sanitário, como é o caso das canchas esportivas”, argumenta Rangel. “É um problema bem sério e ainda não temos denominador comum entre especialistas nesse sentido”, complementou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE