PUBLICIDADE

Escolas municipais de PG recebem oficinas sobre brinquedos recicláveis

O projeto 'Ai! Sumiram os Brinquedos' oferece oficinas sobre Introdução Teatral e Brinquedos Recicláveis

As oficinas ocorrem na próxima sexta-feira, 10/03, às 09h30 na Escola Municipal Aristeu Costa Pinto e às 13h30 na Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida, para alunos e professores das instituições
As oficinas ocorrem na próxima sexta-feira, 10/03, às 09h30 na Escola Municipal Aristeu Costa Pinto e às 13h30 na Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida, para alunos e professores das instituições -

As crianças da rede municipal de ensino de Ponta Grossa irão aprender e se divertir com as oficinas de Introdução Teatral e Brinquedos Recicláveis, preparadas pelo grupo Dia de Arte. As atividades integram as contrapartidas do projeto “Ai! Sumiram os Brinquedos”, que neste mês já levou o espetáculo a seis CMEIs da cidade. As oficinas ocorrem na próxima sexta-feira, 10/03, às 09h30 na Escola Municipal Aristeu Costa Pinto e às 13h30 na Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida, para alunos e professores das instituições. 

Nas oficinas de Introdução Teatral, será trabalhado a pessoalidade de cada aluno na construção do corpo cênico, abordando a importância das imagens e de uma boa interpretação. O resultado tem por objetivo expor aos participantes que é possível compreender o próprio corpo para além do que conhecemos. 

Segundo Luan Sales, professor das oficinas, as aulas voltadas ao teatro serão divididas em cinco momentos, que ao final, resultam no autoconhecimento. “Com exercícios de caminhadas pelo espaço os alunos poderão entender que a postura de cada um é única. Esse estudo possibilita ao indivíduo o poder de experimentar o corpo que fala, anda e age, de diversas formas”, explica.

Já na oficina de Brinquedos Recicláveis, a ideia é proporcionar aos participantes uma vivência lúdica pelo mundo dos brinquedos antigos, resgatando o próprio objetivo das apresentações do espetáculo pelo grupo Dia de Arte. As crianças, por exemplo, irão construir um pião com CD e tampa de garrafa pet que, além de gerar o interesse por brincadeiras que não dependam de aparelhos eletrônicos, coloca em prática atitudes que prezam o cuidado com o meio ambiente. 

“Essa atividade estimula as crianças a resgatarem o universo dos brinquedos que não precisam de baterias e de pilhas, mas sim da energia e fantasia de cada um. A escolha do pião se deve por ser um brinquedo que alegrou diversas gerações e hoje em dia é pouco conhecido. Além disso, foi um dos divertimentos levados às escolas com as apresentações do projeto”, destaca Sales. 

“Ai! Sumiram os brinquedos” foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura, apresenta direção artística e coordenação de Lázaro França e roteiro de Michela França. O projeto apresenta direção de produção da ABC Projetos Culturais e patrocínio da Copel, Belgotex do Brasil e Paccar Financial. 

Espetáculos 

Através do projeto, cerca de 1.900 crianças foram alcançadas com as 17 apresentações realizadas entre 2022 e 2023 em  sete cidades do Paraná. No ano passado, o espetáculo foi levado para os municípios de Castro, Imbaú, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Neste ano, com o retorno da turnê, Ortigueira, Palmeira, Irati e Ponta Grossa receberam as apresentações. 

A roteirista Michela França explica que o espetáculo trouxe à tona brincadeiras antigas com pião, peteca, ioiô, bolinhas de gude, cantigas de roda, entre outras que gradativamente foram esquecidas. A história se passa em uma fazenda, onde Pimenta e Docinho recebem uma visita inesperada de um mensageiro de brincadeiras, que está rodando o mundo para apresentar às crianças brinquedos que sumiram.

“Através da nossa arte, resolvemos criar um projeto onde pudéssemos estimular as crianças a conhecerem o mundo dos brinquedos brincantes, que precisam apenas da energia, fantasia e criatividade do público infantil”, destaca o diretor artístico Lázaro França. 

Serviço 

10/03 - 09h30 - Escola Municipal Aristeu Costa Pinto 

10/03 - 13h30 - Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE