PUBLICIDADE

Livro traz memórias da imigração nos Campos Gerais

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">O livro traz à tona histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias, entre elas:&nbsp; alemães,&nbsp; holandeses, italianos, japoneses, poloneses, russos e ucranianos</b>

 'Vindas – Memórias de Imigração' será lançado na Flicampos em Ponta Grossa
'Vindas – Memórias de Imigração' será lançado na Flicampos em Ponta Grossa -

O livro traz à tona histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias, entre elas:  alemães,  holandeses, italianos, japoneses, poloneses, russos e ucranianos

Um livro que recupera fragmentos da história do Paraná, um estado caracterizado pela imigração de quase 30 etnias diferentes. Esta é a proposta de 'Vindas – Memórias de Imigração', publicado pela ABC Projetos e que será lançando nesta quarta-feira (05) na 8ª edição do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos), em Ponta Grossa, a partir das 19h30, na Mansão Vila Hilda, sede da Fundação Municipal de Cultura. A abertura do evento será como o Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa, com o repertório “Músicas do Mundo”. 

O livro traz à tona histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias, entre elas:  alemães,  holandeses, italianos, japoneses, poloneses, russos e ucranianos. 'Vindas' é organizado por Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Alan Fernando de Almeida, Samara Machado e Diego Antonelli.

A partir de diferentes histórias de vida, o livro conta a saga, as dificuldades e os obstáculos superados pelos imigrantes na região dos Campos Gerais. A obra também explica uma breve história das razões dos processos imigratórios de cada uma dessas sete etnias para o Paraná.

“As narrativas dos imigrantes foram construídas a partir de conversas cheias de indagações e permeadas por lembranças de diversas épocas. Os relatos começam com a chegada das famílias ao país e nos mostram os meios e as formas que utilizaram para se estabelecer e se adaptar, os rumos que tomaram, os caminhos que percorreram e os lugares onde chegaram”, explica Alessandra.

Cada entrevista conta suas vivências sobre a história da colonização do Paraná. Wassilene Lendiuk, Reinder e Janny Barkema, Reiko Sumikawa, Jorge Kalugin, Ernest Milla, Lidovino Mazetto e Miguelito Denkewski, com suas memórias, nos proporcionam um passeio riquíssimo e detalhado a respeito da saga dos imigrantes no estado.

A escolha da Mansão Vila Hilda para lançamento do livro não foi ao acaso. Construída na década de 1920 pelo imigrante alemão Alberto Thielen, que se tornou um influente industrial do ramo cervejeiro em Ponta Grossa, o casarão apresenta influência da arquitetura francesa neoclássica e art-nouveau, se constituindo num símbolo tanto do patrimônio material, como do legado imaterial deixado pelos imigrantes.

O livro 'Vindas - memórias da imigração' foi produzido através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o apoio da MacPonta Agro, concessionário John Deere com mais de 23 anos de atuação no Paraná. Para o Presidente da empresa, José Divalsir Gondaski (Ferruge), o livro retrata a história de famílias que fizeram muito pelo país. “A contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento do agronegócio é imensurável. Colaborar com a construção desse livro e a divulgação dessas histórias é uma singela homenagem a quem tanto fez pelo Brasil”, destaca.

Todas as escolas da rede pública de ensino receberam gratuitamente o livro, como forma de democratização de acesso à cultura.

Os autores estarão autografando os livros no lançamento. O valor do exemplar será R$ 40,00.

Bate papo sobre imigração

Antes do lançamento do livro, o jornalista e Diego Antonelli participará de um bate-papo sobre a imigração no Paraná, pontuando aspectos do legado material e imaterial dos mais de 130 mil imigrantes que chegaram ao estado. A palestra integra as ações do projeto Comércio em Movimento, do SESC Ponta Grossa.

“O Paraná é um dos estados que mais possui etnias diferentes no Brasil. Essa riqueza cultural e étnica é uma característica e uma marca do estado. É preciso conhecer essas histórias para compreendermos as razões que levam Paraná a ser o que é hoje”, ressalta Antonelli.

O Comércio em Movimento é um projeto corporativo do Sesc Paraná que visa atender o trabalhador do comércio, ofertando às empresas e aos seus colaboradores, atividades nas áreas de Cultura, Educação e Saúde, aumentando a qualidade de vida e bem estar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE