PUBLICIDADE

A importância da GM em ações de segurança em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem A importância da GM em ações de segurança em Ponta Grossa

A Guarda Municipal de Ponta Grossa é referência para o Paraná e o Brasil. Nasceu pequena e os constantes investimentos a tornaram gigante, ao ponto de conquistar um espaço importante na estrutura de segurança pública do Município. Tem estrutura, resposta operacional eficiente e pauta a maior de suas atividades com o respaldo da tecnologia e de modernos equipamentos.

A instituição é fundamental para a segurança pública local, atuando na proteção de bens e pessoas, patrulhamento escolar e no monitoramento inteligente. Com investimentos em armamento, treinamento e novos agentes, a instituição reforça o combate a furtos, roubos e tráfico, integrando-se às polícias Civil e Militar para reduzir a criminalidade. 

Construir uma cidade mais segura para todos. Esse tem sido um dos grandes objetivos da prefeita Elizabeth Schmidt, que reforça as ações de segurança pública e invete em diversas frentes, desde ampliação do efetivo da Guarda Municipal até a utilização de novas tecnologias. Tudo no intuito de promover proteção ainda mais eficiente para a população.

Desde 2021, foram investidos mais de R$ 18 milhões em recursos exclusivos para a segurança, e que abrangem medidas tais como a modernização do sistema de monitoramento do Município e a ampliação do número de viaturas disponibilizadas para as equipes da Guarda Municipal, além da aquisição de novas armas, uniformes e coletes.

Na última terça-feira (11), a prefeita Elizabeth Schmidt anunciou a criação da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal. O anúncio foi realizado durante a entrega de 20 novas viaturas para a GM. Os veículos integram um investimento de aproximadamente R$ 9,6 milhões da Prefeitura, que prevê a destinação de 90 veículos para a ampliação e renovação da frota municipal, contemplando também a Defesa Civil, a Superintendência de Trânsito e o Procon.

Paralelo a esse trabalho, o Município ainda conta com o Programa Vizinhança Segura, iniciativa que busca fortalecer a integração entre a comunidade e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, que tem acesso, através de um termo de cessão, às imagens particulares captadas pelas câmeras particulares de moradores nos bairros e de comerciantes.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a criação de leis pelos Municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana. Essas normas devem, no entanto, respeitar limites, para que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE