PUBLICIDADE

PG quer zerar a fila de espera dos exames de oftalmologia

Imagem ilustrativa da imagem PG quer zerar a fila de espera dos exames de oftalmologia

A realização da Carreta da Oftalmologia, em Ponta Grossa, que inicia atendimentos amanhã (23), é estratégica para zerar ou reduzir drasticamente a demanda reprimida por serviços de saúde ocular na região. O principal motivo é o combate ao "gargalo" no sistema de regulação. Em ciclos anteriores, a cidade registrou milhares de pacientes aguardando por consultas e cirurgias de catarata, condição que, se não tratada, pode levar à cegueira reversível.

A vinda da carreta ao Município foi resultado de uma articulação direta entre a prefeita Elizabeth Schmidt; o ministro da Saúde, Alexandre Padilh; com a intermediação do deputado federal Aliel Machado. O objetivo é descentralizar o atendimento e evitar que o paciente precise viajar para outras cidades para realizar exames ou cirurgias. 

Essa ação é muito importante por vários motivos. O principal deles é que oferece consultas e cirurgias (como catarata e pterígio) sem custo para o cidadão, com equipamentos de alta tecnologia presentes na unidade móvel. A restauração da visão devolve autonomia a idosos e melhora o desempenho escolar de crianças, impactando diretamente na qualidade de vida da população local. 

A meta para o ciclo em Ponta Grossa é realizar aproximadamente 2 mil atendimentos. Pacientes que já estão na fila de espera devem ser convocados pela Secretaria Municipal de Saúde, e novos pacientes precisam procurar a sua UBS de referência para cadastro. 

As carretas oftalmológicas do governo federal fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado para reduzir filas de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2026, essas unidades móveis estão em operação em diversas regiões do Brasil. Incluem consultas oftalmológicas completas, exames de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos, especialmente para catarata e pterígio. Recentemente, em cidades como Foz do Iguaçu, as carretas realizaram mais de 3,5 mil consultas e 1,7 mil cirurgias em um único ciclo.

O Programa Agora tem Especialistas é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde - SUS. A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população.

Entre as ações desenvolvidas estão o aumento de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde. Essas medidas contribuem para garantir mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE