Editorial
A poeira e a lama ficarão comente na lembrança
Da Redação | 18 de outubro de 2025 - 01:41

Se o asfalto era um desafio para as gestões anteriores, para a atual administração é um tema pacificado. Ponta Grossa deve fechar este ano com aproximadamente R$ 1 bilhão em obras relacionadas à pavimentação. Outro indicativo interessante é que, até ontem (17), pelas contas da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, faltariam120 kms de vias públicas para fechar os 100%. Esses números se tornam ainda mais relevantes ao se analisarem os dados de 2018, quando a cidade tinha 60% de ruas asfaltadas. Àquela época, o Município, entre os maiores do Estado, era apenas o 5º no ranking da infraestrutura.
A pavimentação é crucial para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento socioeconômico, por melhorar a segurança viária, facilita o deslocamento, reduz custos de transporte e melhora a qualidade de vida ao proporcionar acesso a serviços e lazer. Além disso, vias bem pavimentadas valorizam áreas urbanas, atraem investimentos e contribuem para um ambiente mais seguro e funcional.
Foi devido ao asfalto que um grupo de investidores anunciou, recentemente, a proposta do Pátio São Vicente. Localizado na Avenida Siqueira Campos, em Uvaranas, a primeira fase do projeto contempla uma ampla estrutura reunindo um Centro Policlínico, um Power Center com supermercado, posto de combustível, loja de materiais de construção, pet shop, academia, cooperativa de crédito e praça de alimentação, além de mil vagas de estacionamento. Com investimento estimado em R$ 250 milhões, o empreendimento deve gerar mais de 1.200 empregos diretos e indiretos.
É apenas para citar um exemplo da importância do investimento em infraestrutura. A pavimentação em Ponta Grossa, assim como em qualquer cidade, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população. Nos últimos anos, a cidade tem recebido investimentos significativos em obras de pavimentação, com impacto direto na mobilidade urbana e na infraestrutura local.
Ponta Grossa tem se destacado por receber um dos principais programas de pavimentação de sua história, com recursos expressivos garantidos para obras estruturais e novos asfaltos em bairros. Diversas regiões da cidade, como o São Francisco, Jardim Paraíso, Centenário, Bortolo Borsato, Borato, Olarias, e outras, estão sendo beneficiadas com pavimentação, calçadas e acessibilidade, atendendo áreas historicamente negligenciadas. Uma cidade 100% pavimentada gera inúmeros benefícios, desde a valorização das regiões até na melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Adeus poeira e lama!